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sábado, 28 de fevereiro de 2015

Massagem para as dores no nervo ciático


Massagem é melhor do que remédio para dor nas costas


Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC)


Muita gente só descobre que este nervo existe quando ele reclama e provoca dores insuportáveis. Para que elas não façam parte da sua vida, saiba mais sobre o ciático, descubra as causas da dor e as boas maneiras para dar um adeus a elas.

Engana-se quem pensa que as temidas dores no nervo ciático são sintomas de velhice. Há algum tempo, isso era mesmo verdade. Mas hoje em dia cada vez mais jovens sofrem com a dolorida irritação desse nervo. E isso graças, em grande parte, aos maus hábitos rotineiros, como uma postura incorreta e a prática de esportes de maneira inadequada (sem um aquecimento prévio, por exemplo).

A sensação tão indesejada de dor ciática, apesar de bastante comum e normalmente associada aos maus-hábitos posturais, merece uma análise extremamente cuidadosa, já que pode representar problemas mais sérios. Muitas vezes, o desconforto é um caso de lombalgia (dor na região lombar), que pode estar acompanhada de inflamação ou outra anormalidade relacionada ao nervo ciático, que passa nessa região

No entanto, a reclamação pode representar também um caso de hérnia de disco, o que requer o cuidado de um médico tradicional, já que pode ser necessário até mesmo passar por uma cirurgia corretiva.


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A sensação da dor ciática pode ser de formigamento na perna, associado a dores que lembram facadas na região lombar. Ela percorre os membros inferiores e pode se manifestar apenas em uma, como acontece na maioria das vezes, ou em ambas as pernas. É uma dor bastante chata, descrita por quem a sente como “um formigamento pulsante que irradia até o pé”.

O ciático é formado por raízes que saem da região lombar e formam um grande nervo, que percorre o quadril e a parte posterior da coxa. É muito importante para o corpo e para os movimentos humanos, pois é ele o responsável pela inervação da perna (o músculo não trabalha sem inervação). É o nervo ciático o responsável por enviar aos neurônios a informação de que a musculatura desse membro deve agir.



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COMO MELHORAR O SEU ÂNIMO ATRAVÉS DA MÚSICA?



Conheça o impacto positivo (e negativo) que a música pode ter na sua vida. Melhore o seu estado de espírito e performance através do som.



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Desde cedo na história da humanidade que a música é utilizada em rituais religiosos e sagrados em que lhe são atribuídos poderes mágicos e curativos.
Na verdade os sons ritmados e harmónicos produzem diferentes respostas biológicas no corpo humano, principalmente ao nível  do ritmo respiratório, cardíaco e tensão muscular.
A resposta fisiológica ao som varia bastante de pessoa para pessoa.. Ela depende de uma série de fatores psicológicos únicos e individuais como o background cultural, memórias e experiências de cada um.
Apesar disso, existe uma certa correlação de determinados sons com determinadas respostas corporais. Assim se pode compreender que diferentes instrumentos apelem de maneiras diferentes. Por exemplo, instrumentos de percussão como o tambor ou a bateria são capazes de produzir reações instantâneas de excitação ou relaxamentoconforme o a velocidade a que a batida interfere com a zona peitoral e por sua vez o batimento cardíaco.
musica

Alterações Metabólicas

A música pode também exercer a sua influência no organismo ao através da alteração dos  processos enzimáticos e ritmos das reações químicas. Alguns têm a capacidade de inibir ou fomentar certas reações químicas. Sons estridentes por exemplo, tem demonstrado ser capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue provocando sintomas como dores de cabeça.

musica


Capacidade de concentração

O ritmo musical pode ajudar a pautar o  pensamento dando-lhe ordem e simetria estimulando por isso a capacidade de concentração.

Pulsação, pressão sanguínea e função endócrina

O pulso, a pressão arterial e a função endócrina são os primeiros a sofrer o impacto da música através da resposta emotiva do ouvinte. Geralmente o batimento cardíaco tende a aumentar de acordo com o ritmo mais acelerado ou lento do som. Uma batida de tambor acelerada é capaz de aumentar o fluxo de sangue que sai de uma veia.

Atividade física e reflexos musculares

A música tem um forte poder motivador. O seu impacto psicológico é tal que ela tem sido amplamente utilizada para melhorar performance física voluntária, no desporto e a produtividade em ambientes de trabalho.

Endorfinas

As endorfinas são substâncias produzidas pelo nosso hipotálamo no cérebro e são responsáveis pela sensação de bem estar e tranquilidade ao mesmo tempo que ajudam a acalmar a sensação de dor.
Através da música é possível estimular a produção deste neurotransmissor causando um efeito analgésico.

Relaxamento

Não só a música é capaz de evocar sentimentos positivos como também através da dança é possível libertar pressões, tensões acumuladas e ansiedade.

Comunicação

A música é uma linguagem muito instintiva e universal. Ela estimula a cooperação, comunicação e interação social ultrapassando as barreiras linguísticas.

Ritmo

O ritmo é fundamental para desenvolver a capacidade coordenação e equilíbrio no corpo.  Ele ajuda também a controlar o sistema respiratório e pode ajudar em patologias como a asma.


Alguns exemplos de como utilizar estas potencialidade na vida diária podemser encontrados facilmente.
Hospitais: geralmente é colocada música harmoniosa e estável.  Calma e sem ritmo acentuado ela não deve ser triste mas sim transmitir uma sensação contínua de segurança.
Estabelecimentos comerciais: São utilizados ritmos rápidos em horas de pico para estimular a compra impulsiva. Pelo contrario em horas de pouca afluência a música é calma e lenta para prolongar a permanência do cliente na loja.
Gravidez: São utilizados instrumentos como o violoncelo e o saxofone em que a onda acústica por eles produzida reverbera na zona abdominal estimulando a comunicação com o feto.



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Você vive cansado e sem vontade de fazer nada? Cuidado com o stress e a fadiga crônica!




COMO COMBATER O STRESS E FADIGA DIÁRIOS?

Hoje em dia grande parte da população ativa queixa-se frequentemente de sentir falta de energia ou fadiga crônica prolongada.  Para combater o stress deve-se privilegiar a adoção de uma vida calma e uma alimentação cuidada, pois os ritmos de vida artificiais e uma alimentação desequilibrada parecem contribuir para esta epidemia.

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Existem 2 tipos diferentes de fadiga:

Reação ao exercício físico
Quando a fadiga é produto de uma ação propositada levada a cabo para atingir determinado fim e de forma controlada a sensação de cansaço torna-se agradável. A atividade física produz endorfinas que atuam no relaxamento muscular causando uma sensação de prazer.
Fadiga patológica
Este tipo de fadiga geralmente vem acompanhado de outros sintomas como febre e dores musculares uma vez que denuncia problemas relacionados com o funcionamento do organismo.  A fadiga patológica é por isso considerada uma doença.
Síndrome de Astenia Cronica é o nome dado ao estado de fadiga e sensação de fraqueza prolongados durante vários meses sem alguma causa aparente, ou seja depois de se verificar a inexistência de uma patologia física.
Este tipo de fadiga não é combatido através do sono ou descanso.

Causas comuns da fadiga patológica
Stress
Qualquer que seja o motivo do seu aparecimento, o stress causa sempre uma carga extra sobre o corpo levando-o  a um gasto de energia superior.
Qualquer mudança na  vida do dia a dia obriga a uma adaptação o que por vezes pode provocar um estado nervoso mais acentuado na mente.
A fadiga causada pelo stress aparece gradualmente e não desaparece com o descanso.

Depressão
A depressão, especialmente as depressões leves são a principal causa de fadiga.  Ela aparece logo ao acordar e causa no paciente uma sensação de cansaço imediato face a qualquer tarefa, especialmente exercício físico.
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Mudanças climáticas
Épocas de mudança de estação ou alterações climáticas fortes levam a que o organismo tenha de exercer um esforço extra para se adaptar. Esta mudança é mais evidente na transição do Verão para o Inverno. A chegada do frio é mais agressiva para o corpo do que a situação inversa e a adaptação é por isso mais problemática.

Ambientes ruidosos
O constante ruído pode muitas vezes interferir com o sistema nervoso, especialmente quando se situa acima dos 70 décibeis.  Sintomas comuns de fadiga auditiva são frequentes dores de cabeça, irritação e perturbações no sono.

Alimentação desequilibrada
Uma dieta normal geralmente proporciona todos os nutrientes necessários ao dia a dia. Exceto os casos de pessoas que seguem planos de dieta muito restritos ou sofrem de algum tipo de perturbação de apetite, a fadiga por deficiência de nutrientes é pouco usual.
Na maioria dos casos é a qualidade ou sobre consumo de alimentos pouco saudáveis ou difíceis de digerir.
Para combater a fadiga é aconselhada a ingestão de ácido fólico presente na carne, fígado, legumes verdes e frutos secos.
vitamina B12 e o ferro também são dois aliados poderosos  equilibrando o sistema nervoso e evitando a anemia. O ferro deve ser tomado com vitamina C para que seja melhor absorvido.
O ferro é um oligoelemento que ajuda a hemoglobina do sangue a fornecer o oxigênio dos pulmões ao resto do corpo. Quando não existe em quantidade suficiente este processo fica comprometido e o organismo entra em anemia.
O ferro está presente em grandes quantidades em alimentos como a morcela, a carne de vaca e presunto

Falta de sono
A falta consecutiva de um período de sono suficiente e com qualidade faz com que se perca energia e vitalidade. Mesmo que se durmam horas suficientes por vezes a qualidade do sono não é satisfatória. Problemas respiratórios como a apneia do sono impedem a oxigenação correta do organismo contribuindo por isso para a sensação de fadiga.

Falta de exercício físico
As pessoas inativas são mais frequentemente  afetadas pela fadiga do que as que praticam desporto regularmente.
O exercício físico regular permite que o organismo funcione com mais eficiência face a novos problemas ou desafios respondendo com menos esforço. As pessoas mais sedentárias não estão habituadas a lidar com pressões extra cedendo mais rapidamente a dificuldades fora das habituais.
alcool
Tabaco
O monóxido de carbono presente no fumo do tabaco reduz a capacidade do sangue para transportar oxigénio o que consome mais energia.
Os fumadores submetem o seu organismo a uma carga extra devido às consequências do tabaco. Assim dispõem de menos energia para tudo o resto sofrendo mais depressa sintomas de fadiga.

Álcool
O álcool interfere com o funcionamento do sistema nervoso, elimina a fome e provoca problemas de absorção de vitaminas do grupo B.
O consumo regular de álcool também leva muitas vezes à alteração dos ritmos de sono o que provoca imediatamente a sensação de fadiga.

Soníferos e calmantes
Não é recomendável prolongar o uso deste tipo de medicamentos uma vez que provocam alguma apatia e inatividade.

O que fazer para combater o stress e a fadiga?

Se se sente frequentemente cansado e sem vitalidade deverá antes de mais procurar um médico, no entanto existem algumas maneiras de combater o stress e recuperar energias.
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Passeio ao ar livre
Se vive na cidade rodeado de ruídos e ar saturado experimente fazer passeios regulares pelo campo onde o ar é mais limpo e o ambiente mais calmo.
Vestir cores alegres
As cores têm uma grande influência no estado de espírito. Vestir cores mais vivas e diferentes das usuais de vez em quando é uma forma de sair um pouco da rotina e ao mesmo tempo sentir-se mais enérgico. As core mais revitalizante são o vermelho, o amarelo e o laranja simbolizando atividade, otimismo, energia, Sol…
O verde é uma cor mais relaxante ligada à harmonia e equilíbrio.
luz
Bom ambiente
Rodeie-se de um ambiente positivo. A luz natural tem um papel muito importante no estado de espírito assim como a presença de plantas e outros elementos da Natureza.
Tente afastar-se de fontes de ruído e procurar mobiliário cómodo.

Passatempos e amigos
A rotina pode ser tão prejudicial como as mudanças bruscas. Encontre um interesse e siga-o regularmente. Ter um Hobby é uma excelente forma de passar o tempo livre combatendo melhor o stress do que o mero descanso.

Viver o momento
Aprenda a desfrutar de cada instante. Estar totalmente concentrado apenas na ativdade que está a fazer proporciona uma sensação de alegria e vitalidade. Só é possível desfrutar dos pequenos prazeres da vida quando se está totalmente centrado no que se está a fazer no momento.
Fazer as coisas ainda que insignificantes bem e com gosto é essencial  para o bem estar mental.

Pensar positivo
Ter um ânimo positivo ajuda a enfrentar os problemas do quotidiano. Faça um esforço para eliminar os pensamentos negativos. Pensar em problemas produz de imediato sentimentos negativos que consomem a sua energia psicológica e física.
Tente não prestar demasiada atenção à parte negativa das coisas e focando-se mais no momento e no lado positivo.

Organizar bem o tempo
Planeie bem o seu tempo. Isto dar-lhe à uma sensação de controle e estabilidade. Faça uma lista de objetivos e tarefas ao longo dos seus dias. Analise-a eliminando tarefas improdutivas.
Muitas vezes a sensação de angústia aparece devido a uma simples questão de má organização.

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Exercícios de relaxamento
Exercícios de respiração têm um efeito calmante atenuando o stress e as tensões. Embora esta não seja uma solução a longo prazo, tem um eficaz efeito calmante momentâneo.
Dedique 10 a 15 minutos diários a este tipo de terapia para um ótimo efeito.
Escolha um local silencioso e com uma boa temperatura. Adote uma postura confortável e com os olhos fechados faça uma revisão mental de todo o corpo começando pelos pés até à cabeça. Preste atenção à sua respiração sem a tentar modificar. Concentre-se à medida que o seu corpo relaxa. Observe as mudanças que acontecem durante este processo. Seja testemunha de tudo o que se passa dentro do seu corpo.
Quando terminar permaneça sentado em silêncio durante alguns minutos.

Escolha as suas tarefas
Não aceite todos os trabalhos e tarefas. Faça uma avaliação cuidada do que lhe é proposto e diga não a coisas que considere de menor importância. Tome controle da organização do seu tempo, Não se esqueça de que fazer bem contribui para a sua auto estima.

Complementos
Se tem uma vida muito agitada, ou consome regularmente álcool e tabaco pode necessitar de um suplemento extra para colmatar a carga adicional destes agentes sob o seu organismo. Suplementos vitamínicos, aminoácidos e magnésio podem ajudar.

Distribua bem a alimentação
O pequeno almoço deve proporcionar 20 a 30% das calorias diárias, o almoço 30 a 35%e o jantar 20 a 25%.

Pratique desporto
Os desportos competitivos podem ser demasiado exigentes para o corpo. O ideal é fazer algo dinâmico que possa desenvolver ao seu ritmo como subir escadas, andar a pé ou de bicicleta, correr etc..
A altura ideal para praticar desporto é de manhã. Bastam 15 minutos de atividade para sentir os benefícios energéticos e revitalizantes do exercício.
Fazer exercício à noite não é o mais aconselhado pois pode interferir com os ritmos de sono e descanso.










sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CLORETO DE MAGNESIO PA: Vídeo 18 Incríveis Benefícios do Cloreto de Magnésio PA (para análise)








cloreto de magnésio funciona como um suplemento alimentar cheio de benefícios para a saúde, que nos ajudam a manter o corpo jovem e com vitalidade, além de nos ajudar a combater e prevenir muitas infecções. Este composto é realmente útil e benéfico para todas as idades, mas como todo princípio ativo, também possui algumas contra-indicações importantes que devemos levar em conta.



               Vídeo:  Cloreto de Magnésio - por Dr. Luiz Moura

O cloreto de magnésio é composto por cloro e magnésio que oferecem muitos benefícios para a saúde e para a beleza. De fato, este composto tem sido utilizado com finalidades industriais, além de ser muito utilizado com finalidades medicinais. Gostaria de conhecer os benefícios do cloreto de magnésio?
O cloreto de magnésio possui os seguintes benefícios:
1 - Funciona como um excelente purificante para o sangue que ajuda a equilibrar o seu pH. Graças a este benefício, o cloreto de magnésio nos ajuda a prevenir muitas doenças.
2 - O cloreto de magnésio ajuda a eliminar o ácido que se acumula nos rins, promovendo o funcionamento e a saúde renal.
3 – Estimula as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, contribuindo desta forma para o equilíbrio mental.
4 - É ideal para os esportistas ou pessoas com alto rendimento físico, já que ajuda a prevenir e combater as lesões musculares, câimbras, fadiga e o cansaço muscular.
5 - Estimula o bom funcionamento dos sistema cardiovascular, prevenindo por sua vez as doenças do coração.
6 – Ajuda a dissolver os níveis do mau colesterol, estimulando a boa circulação do sangue e prevenindo doenças.
7 - É um poderoso remédio anti-estresse que também ajuda a combater a depressão, tonturas e a fadiga.
8 - Cumpre um papel muito importante na regulação da temperatura do corpo.
9 - Previne problemas como as hemorroidas, melhora a saúde intestinal e ajuda em casos como colites, prisão de ventre, entre outros.
10 - Previne os problemas da próstata e ajuda a combatê-los.
11 – As pesquisas tem encontrado que ele pode ajudar a prevenir e combater tumores cancerígenos.
12 – Fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater os resfriados, catarros e infecções.
13 – Previne o envelhecimento precoce, já que fornece vitalidade ao corpo e promove a regeneração celular.
14 – É a chave para a prevenção da osteoporose já que atua como um fixador de cálcio nos ossos.
15 – O cloreto de magnésio previne a formação de cálculos renais, impedindo que o oxalato de cálcio se acumule nos rins.
16 - Promove a saúde da mulher, já que diminui os sintomas da síndrome pré-menstrual e estimula a regulação hormonal.
17 - Combate os radicais livres evitando a formação de tumores e verrugas.
18 - O cloreto de magnésio promove a limpeza das artérias, prevenindo por sua vez a arteriosclerose.
Contra-indicações do cloreto de magnésio
Embora o cloreto de magnésio seja cheio de muitos benefícios para a saúde, é claro que, para alguns casos é contra-indicado e é melhor não consumi-lo ou consultar previamente o médico.
* É contra-indicado para as pessoas que sofrem de diarreia, pois possui um efeito laxante.
* Deve ser evitado em pessoas com doenças renais, especialmente quem sofre de insuficiência renal.
* Não deve ser consumido quando se sofre de colite ulcerosa, pois pode piorar as diarreias.
* Em caso de tomar antibióticos, o cloreto de magnésio pode diminuir a efetividade de alguns deles, recomenda-se tomar de 3 a 4 horas antes e consumir o antibiótico.
Como preparar o cloreto de magnésio?
Embora o cloreto de magnésio possa ser encontrado já preparado ou em comprimidos, também há uma fórmula para prepará-lo em casa. Você vai precisar de:
* 2 litros de água
* 40 gramas de cloreto de magnésio cristalizado. (duas colheres de sopa rasas)
* 1 colher de pau
Como fazer:
Coloque para ferver 2 litros de água e deixe esfriar. Em seguida, coloque-o em um vidro ou garrafa pet escura e dissolva as 40 gramas (2 colheres de sopa rasas)  de cloreto de magnésio cristalizado. Misture com uma colher de madeira, tampe bem e guarde.
Que dose tomar?
As doses de cloreto de magnésio dependem do problema a ser tratado ou da idade. O ideal é tomar 2 xícaras de café (50 ml) , ao dia, um em jejum e o outro antes de dormir. 


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É possível pegar dois tipos diferentes de gripe ao mesmo tempo?



É possível pegar duas cepas diferentes da gripe na mesma estação?
Sim. A primeira palavra que os especialistas usam para descrever o vírus da gripe é "imprevisível".
Em uma época de gripe normal, ao menos três variantes do vírus circulam ao mesmo tempo. O vírus da gripe muda todos os anos, à medida que passa pelos hospedeiros humanos. Ao longo das décadas, chegam até mesmo a se misturar com alguns genes da gripe suína ou aviária.
As últimas temporadas de gripe incluíram duas cepas da influenza A e uma da B. A cepa da influenza A conhecida como H1N1 é descendente da gripe espanhola de 1918 e uma variante mais recente da gripe suína de 2009. A cepa conhecida como H3N2 descende da gripe de Hong Kong, de 1968. Qualquer uma das três pode deixá-lo doente, e são tão diferentes do ponto de vista genético que se proteger contra uma delas não garante a proteção contra as outras.
Dentro das próprias cepas, as diferenças podem ser tão grandes que, em teoria, é possível pegar a mesma gripe duas vezes na estação. O componente que combate o H3N2 na vacina antigripal deste ano foi feito a partir de uma amostra coletada no Texas em 2012. Mas essa amostra não é muito boa, já que uma nova variante do H3N2 que foi identificada pela primeira vez na Suíça em 2013 se tornou mais comum desde então.
Em geral, as cepas do H3N2 costumam ser mais mortais que a do H1N1, e ambas são mais perigosas que as cepas da influenza B. Contudo, mais importante que o tipo do vírus é a saúde do portador. Idosos, crianças pequenas, mulheres grávidas, diabéticos e pessoas cujo sistema imunológico foi afetado pelo HIV, por tratamentos contra o câncer ou medicamentos para transplantados geralmente são mais vulneráveis.
É possível até ser infectado por duas cepas simultaneamente, embora seja impossível saber disso a menos que sejam realizados testes laboratoriais muito específicos.
Os virologistas consideram que essa situação é especialmente perigosa, porque aumenta as chances do surgimento de uma nova cepa do vírus da gripe. Quando dois vírus invadem a mesma célula, os oito genes de cada uma delas se partem e podem se rearranjar formando uma nova mistura – uma situação especialmente possível em chiqueiros de porcos, onde a gripe se espalha mais rápido do que em uma escolinha primária. A gripe suína de 2009 era uma mistura de genes da gripe humana, da gripe aviária e de genes vindos de duas populações de suínos – a americana e a eurasiática. (Como é ilegal importar porcos vivos para a América do Norte e do Sul, as populações de porcos dos dois hemisférios geralmente não se misturam, o que significa que as duas gripes evoluíram separadamente, tornando-se geneticamente distintas uma da outra.)

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