Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

sábado, 28 de fevereiro de 2015

COMO MELHORAR O SEU ÂNIMO ATRAVÉS DA MÚSICA?



Conheça o impacto positivo (e negativo) que a música pode ter na sua vida. Melhore o seu estado de espírito e performance através do som.



Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC) 



Desde cedo na história da humanidade que a música é utilizada em rituais religiosos e sagrados em que lhe são atribuídos poderes mágicos e curativos.
Na verdade os sons ritmados e harmónicos produzem diferentes respostas biológicas no corpo humano, principalmente ao nível  do ritmo respiratório, cardíaco e tensão muscular.
A resposta fisiológica ao som varia bastante de pessoa para pessoa.. Ela depende de uma série de fatores psicológicos únicos e individuais como o background cultural, memórias e experiências de cada um.
Apesar disso, existe uma certa correlação de determinados sons com determinadas respostas corporais. Assim se pode compreender que diferentes instrumentos apelem de maneiras diferentes. Por exemplo, instrumentos de percussão como o tambor ou a bateria são capazes de produzir reações instantâneas de excitação ou relaxamentoconforme o a velocidade a que a batida interfere com a zona peitoral e por sua vez o batimento cardíaco.
musica

Alterações Metabólicas

A música pode também exercer a sua influência no organismo ao através da alteração dos  processos enzimáticos e ritmos das reações químicas. Alguns têm a capacidade de inibir ou fomentar certas reações químicas. Sons estridentes por exemplo, tem demonstrado ser capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue provocando sintomas como dores de cabeça.

musica


Capacidade de concentração

O ritmo musical pode ajudar a pautar o  pensamento dando-lhe ordem e simetria estimulando por isso a capacidade de concentração.

Pulsação, pressão sanguínea e função endócrina

O pulso, a pressão arterial e a função endócrina são os primeiros a sofrer o impacto da música através da resposta emotiva do ouvinte. Geralmente o batimento cardíaco tende a aumentar de acordo com o ritmo mais acelerado ou lento do som. Uma batida de tambor acelerada é capaz de aumentar o fluxo de sangue que sai de uma veia.

Atividade física e reflexos musculares

A música tem um forte poder motivador. O seu impacto psicológico é tal que ela tem sido amplamente utilizada para melhorar performance física voluntária, no desporto e a produtividade em ambientes de trabalho.

Endorfinas

As endorfinas são substâncias produzidas pelo nosso hipotálamo no cérebro e são responsáveis pela sensação de bem estar e tranquilidade ao mesmo tempo que ajudam a acalmar a sensação de dor.
Através da música é possível estimular a produção deste neurotransmissor causando um efeito analgésico.

Relaxamento

Não só a música é capaz de evocar sentimentos positivos como também através da dança é possível libertar pressões, tensões acumuladas e ansiedade.

Comunicação

A música é uma linguagem muito instintiva e universal. Ela estimula a cooperação, comunicação e interação social ultrapassando as barreiras linguísticas.

Ritmo

O ritmo é fundamental para desenvolver a capacidade coordenação e equilíbrio no corpo.  Ele ajuda também a controlar o sistema respiratório e pode ajudar em patologias como a asma.


Alguns exemplos de como utilizar estas potencialidade na vida diária podemser encontrados facilmente.
Hospitais: geralmente é colocada música harmoniosa e estável.  Calma e sem ritmo acentuado ela não deve ser triste mas sim transmitir uma sensação contínua de segurança.
Estabelecimentos comerciais: São utilizados ritmos rápidos em horas de pico para estimular a compra impulsiva. Pelo contrario em horas de pouca afluência a música é calma e lenta para prolongar a permanência do cliente na loja.
Gravidez: São utilizados instrumentos como o violoncelo e o saxofone em que a onda acústica por eles produzida reverbera na zona abdominal estimulando a comunicação com o feto.



https://www.facebook.com/clinicademassoterapiamaosquecuram

Rua Arnaldo Bonchewitz, 29 - Centro - São José (SC)

Telefones de contato:   (48) 3094-5746  (Fixo)
                                     (48)  8468-7452  (Oi)
                                     (48)  9678-7802  (Tim)
                    Whatsapp (48)  8468-7452







Nenhum comentário:

Postar um comentário