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terça-feira, 3 de março de 2015

5 maneiras diferentes de controlar seu corpo para obter benefícios e controle




A ciência já mostrou que há maneiras de “enganar” seu corpo ou cérebro para melhorar seu desempenho em diferentes tarefas, como fazer uma breve “greve de fome” para retornar a um ciclo normal de sono depois de umas férias agitadas.
Existem muitos outros truques possíveis, mas será que eles realmente funcionam? Confira cinco estudos que abusaram do corpo humano para mostrar que isso podia levar a um algum benefício:

5. Controle sua bexiga para tomar decisões impulsivas boas

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Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC)

Você já enfrentou uma situação em que precisa tomar uma boa decisão muito rápido? “Rápido” e “boa decisão” a princípio podem parecer mutuamente exclusivos, mas segundo pesquisadores holandeses, há um truque simples para tomar essas duas coisas melhores amigas: uma enorme necessidade de fazer xixi.

Psicólogos da Universidade de Twente afirmaram que uma necessidade urgente de fazer xixi essencialmente reduz o seu cérebro para estado em que é forçado a afirmar o controle sobre a bexiga cheia, enquanto ela insiste que precisa ser esvaziada. Esses sinais fortes do cérebro aparentemente afetam várias outras funções do órgão, resultando em um aumento temporário de controle sobre qualquer tarefa que estiver a sua mão.
No entanto, enquanto esse conceito se provou verdadeiro em condições de laboratório controladas, pode não dar certo em todos os cenários da vida real. Segundos os cientistas, o aumento de controle não se aplica a todos os tipos de decisões. O que de fato o estudo descobriu foi que “pessoas com bexigas cheias são mais capazes de controlar seus impulsos para prazeres de curto prazo e escolher com mais frequência uma opção que é mais benéfica a longo prazo”. Se eu estivesse louca para fazer xixi, de fato acho que conseguiria resistir a um chocolate facilmente. Estaria ocupada demais procurando o banheiro mais próximo.

4. Sopre seu polegar para reduzir o estresse

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Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC)

Todo mundo tem suas próprias maneiras de aliviar o estresse, como praticar esportes, jogar videogame, ler um livro etc. Mas o que fazer quando você está no trabalho borbulhando de raiva e incapaz de realizar sua atividade de escolha?
Sopre seu polegar! Colocá-lo na boca e depois soprar sobre ele pode ativar seu nervo vago, o que deve, então, acalmar sua frequência cardíaca e baixar sua pressão arterial. Alguns especialistas dizem apenas soprar seu polegar sem molhá-lo antes pode ajudar, também, embora em menor grau.
Tome cuidado quando for fazer isso em público, no entanto. Deixar seus colegas de trabalho te verem chupando seu dedão pode causar mais estresse do que a técnica é capaz de aliviar (suponho).

3. Tome menos banhos para proteger sua pele

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Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC)

Segundo a ciência, tudo o que torna um banho incrível – água quente, sabão, se sentir realmente limpo, ficar debaixo do fluxo d’água por muito tempo – conspiram para arruinar sua camada córnea.
A camada córnea é, basicamente, uma camada da epiderme que protege as partes vivas da sua pele de influência externa. Tomar muitos banhos é extremamente prejudicial para ela.
Para protegê-la, os pesquisadores sugerem que as pessoas tomem menos banhos e, quando o fizerem, que seja com água fria. Por fim, que se sequem naturalmente ou com ar após esses poucos banhos frios, uma vez que esfregar toalha sobre o corpo também danifica essa camada da pele.
Há problemas bastante óbvios com levar esses conselhos a sério, como feder, um efeito colateral comum quando seu corpo está acostumado com pelo menos um banho diário. Sendo assim, não vejo muitas pessoas preocupadas em proteger suas camadas córneas no futuro próximo.

2. Passe fome para impulsionar o seu metabolismo

Woman licking a plate
Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC)

Imagine estar em uma dieta que permite que você perca vários quilos e mantenha esse novo peso apenas alternando entre um “dia de jejum”, em que você restringe sua ingestão a cerca de 500 calorias, e um “dia de banquete”, durante o qual você come o que quiser. Parece fácil demais, não?
Mas não é. Os primeiros 10 dias da dieta são muito difíceis. Comer pouco em determinados dias pode deixar as pessoas irritadiças e constipadas. Mas, de acordo com Krista Varady, da Universidade de Illinois em Chicago (EUA), um especialista no jejum em dias alternados, 90% das pessoas dizem que depois não tem mais tanta vontade de comer quanto antes.
Além disso, os cientistas afirmam que as pessoas que mantêm dias de jejum acabam comendo de forma mais saudável nos dias de banquete, mas esse pode não ser o caso para todos. Como passar fome irrita e deixa as pessoas cansadas, muitas podem não querer cozinhar e acabar comendo qualquer porcaria para satisfazer o apetite nos dias “liberados”.
A dieta jejum/banquete pode não ser uma estratégia que se prova eficaz para todos, mas quem quiser testar esse truque pode se informar bastante antes para ter a melhor experiência possível.

1. Confunda seus padrões de sono para obter mais horas de vigília

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Isso pode parecer surpresa para você (tendo em vista que essa é uma noção comum entre humanos), mas o “certo” não é dormir ininterruptamente oito horas por dia. Na verdade, nós tendemos a dormir naturalmente em segmentos curtos, em vez de um único período mais longo de sono.
Isso não significa que você não pode dormir por horas a fio – se isso te fizer bem, vá em frente. No entanto, não acredite que você tem problemas de sono se o seu for bifásico, por exemplo. Esse padrão era comum antes da Primeira Revolução Industrial e consiste em um sono inicial de aproximadamente quatro horas e meia, seguido por duas horas acordado e um segundo período de sono de três horas. O seu sono também pode ser divido em sonecas posteriores a um período de sono de seis horas, e assim por diante.
Caso queira maximizar seu tempo acordado, você pode tentar um padrão de sono muito mais radical, criado pelo arquiteto e cientista Buckminster Fuller, mais famoso por criar a cúpula geodésica e um carro chamado Dymaxion em 1930.
Fuller passou anos dormindo apenas duas horas por dia, atitude que ele apelidou de sono Dymaxion. Esse total de duas horas de sono é dividido em cochilos de 30 minutos a cada seis horas.
Certamente, não é uma coisa fácil de se fazer. Mudar para um novo padrão de sono leva tempo, ainda mais se você for abandonar dois terços do seu tempo precioso na cama.
E, mesmo quando você se adaptar a ele, será que vai ver benefícios a partir dessas horas extras de vigília? Essa é a ideia, uma vez que você não (aparentemente) não vai se sentir cansado e terá esse tempo a mais para desempenhar tarefas. No entanto, não é algo que a maioria de nós conseguiria fazer ou sequer gostaria de tentar. Aliás, o que muitos de nós gostariam é de ter tempo extra para dormir mesmo.

Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva
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Vico Lamanna      -     Massagista
                                                                                                  Vico Lamanna, ............................................................    Massagista profissional, experiente e  qualificado. AAA Tratamento de dores: nervo ciático, lombares, torcicolo, musculares, pescoço. ombros e outros ttranstornos e desconfortos físicos.



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