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sábado, 21 de março de 2015

Como Acabar com Dores nos Ombros



Dores no ombro são um problema comum que, no mundo moderno, têm uma grande variedade de causas: carregar uma bolsa pesada, ter má postura, digitar por períodos prolongados de tempo são algumas das mais comuns. Ainda que as dores nos ombros geralmente desapareçam por conta própria com repouso suficiente, existem várias medidas que podem ser tomadas para reduzir a dor e acelerar a cura. Leia o Passo 1 abaixo para saber como recuperar o funcionamento normal do seu ombro. 






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 Dê repouso ao ombro. Com frequência, mas não sempre, a causa da dor no ombro é simplesmente excesso de esforço. Evite atividades que sobrecarreguem o ombro - não levante peso ou carregue uma bolsa, por exemplo, pois isso pode tensionar ainda mais o ombro, provocando dor e piorando a inflamação.
  •  Você também pode querer cogitar mudanças nas atividades frequentes que não são fisicamente intensas. Ficar sentado, escrever ou digitar na escrivaninha pode tensionar o ombro ao longo do tempo (principalmente o braço dominante). Tente evitar essas atividades ou, se não puder, experimente adotar uma postura diferente - ficar de pé, reclinado ou deitado em vez de sentado, por exemplo. 
  1. Stop Shoulder Pains Step 2 Version 2.jpg
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     Aplique gelo no ombro. Use uma compressa fria várias vezes por dia para reduzir o inchaço no ombro afetado e reduzir a dor. Você pode fazer uma bolsa de gelo caseira, comprar uma ou simplesmente enrolar um pacote de legumes congelados em uma toalha - qualquer dessas opções serve. Coloque a bolsa de gelo sobre o ombro por aproximadamente 15 minutos. O efeito de resfriamento da bolsa de gelo contrai os vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue para a área, fazendo com que a vermelhidão e o inchaço diminuam. A bolsa de gelo pode "anestesiar" temporariamente a área, reduzindo a dor.
    •  Lembre-se de usar a bolsa de gelo por apenas 15 minutos de cada vez e não permita que o gelo fique em contato direto com a pele. Envolva-o em um pano ou toalha. Expor a pele ao gelo por períodos prolongados pode provocar danos.
    •  Use compressas frias três a quatro vezes por dia por aproximadamente dois ou três dias.
  2. Stop Shoulder Pains Step 3 Version 2.jpg
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     Faça alongamentos. Se o seu nível de dor permitir, tente incluir alongamentos para o ombro em sua rotina. Alongar melhora a flexibilidade e pode ajudar a aliviar a dor provocada pela rigidez. Não evite flexionar o ombro intencionalmente por causa da dor - a inatividade prolongada pode provocar um problema chamado "capsulite adesiva" (também conhecida como "ombro congelado"), que é caracterizado pela rigidez da articulação. Abaixo seguem alguns alongamentos comuns para os ombros:
    •  Fique de pé com suas mãos ao lado do corpo. Incline-se suavemente para o lado direito, deslizando a mão pela lateral do corpo. Conforme você se inclina, deixe o ombro esquerdo subir. Sinta o alongamento no seu ombro direito. Mantenha essa posição por dez segundos e retorne à posição neutra. Repita para o outro lado.
    •  Fique de pé com a coluna ereta e estenda os braços para frente. Entrelace os dedos. Erga os braços sobre a cabeça, mantendo os dedos entrelaçados. Alongue para cima, olhando na mesma direção ao fazê-lo. Mantenha a posição por dez segundos.
    •  Erga a mão direira por cima da cabeça, dobrando o cotovelo para colocar a mão na nuca. Use a mão esquerda para delicadamente empurrar o cotovelo direito, alongando o ombro direito e o triceps. Mantenha a posição por dez segundos. 
  3. Stop Shoulder Pains Step 4 Version 2.jpg
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     Fortaleça os ombros. Se a sua dor nos ombros for provocada por excesso de esforço, você pode se beneficiar de exercícios de fortalecimento, contanto que os faça de forma adequada.[1] Quando a dor inicial diminuir, tente introduzir em sua rotina exercícios de baixo impacto e baixa intensidade para fortalecer os ombros. Ombros mais fortes podem suportar melhor o esforço e a tensão que provocam a dor, diminuindo a possibidade de que ela volte. 
  4. Stop Shoulder Pains Step 5 Version 2.jpg
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    Retorne lentamente às suas atividades físicas normais. Mudanças abruptas nas atividades físicas, principalmente nas mais vigorosas, podem provocar o aparecimento súbito de dor no ombro que ainda está em recuperação. Mesmo que seu ombro pareça melhor, é prudente retornar gradualmente às suas atividades que causaram a dor em vez de voltar de uma vez. Tente aumentar lentamente a duração e/ou intensidade de suas atividades, fortalecendo os ombros até que você seja capaz de retomar sua carga de trabalho normal.
  5. Clínica de Massagem Terapêutica e Desportiva em São José (SC) - "Mãos que Curam" 

    Rua Arnaldo Bonchewitz, 29 - centro - São José (SC)

    https://www.facebook.com/clinicademassoterapiamaosquecuram

  6. Vico Lamanna, massagista e terapeuta, é profissional experiente e qualificado no tratamento de dores: nervo ciático, lombares, torcicolo, musculares, pescoço. ombros e outros transtornos e outros desconfortos físicos.
  7. Clínica de Massagem Terapêutica em São José (SC) - "Mãos que Curam"

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