Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

HÉRNIA DE DISCO - DOENÇAS DA COLUNA

O que é Hérnia de disco ?

hérnia de disco consiste do deslocamento do conteúdo do disco intervertebral, no caso o núcleo pulposo, através de sua membrana externa chamada de anel fibroso (ânulo fibroso), aonde esse deslocamento geralmente ocorre em direção póstero-lateral. Dependendo do volume do material herniado, poderá haver compressão e irritação da medula e das raízes nervosas, representada clinicamente pela dor irradiada para os membros sentida pelo paciente com hérnia de disco.

Resultado de imagem para hernia de disco
Hérnia de Disco - Clínica de Massagem Terapêutica em São José - Centro (SC) - Massoterapia
                                  
hérnia de disco acontece após o aparecimento de rachaduras que se irradiam da parte mais central do anel fibroso em direção à periferia, dessa forma o anel torna-se mais fraco e fino, à medida que as fibras anelares afinam-se e o material nuclear projeta-se ultrapassado limites fisiológicos, apresenta-se o quadro de hérnia de disco. Esse processo é típico de uma degeneração de médio e longo prazo, mas também existe a possibilidade de que ocorra de forma abrupta, no caso de um trauma de grande impacto.


hernia de disco 1
Hérnia de Disco - Clínica de Massagem Terapêutica em São José - Centro (SC) - Massoterapia


Classificação das Hérnias de Disco:
- No plano horizontal, a hérnia pode ser denominada focal, quando é menor do que 25%, ou de base larga, quando seu tamanho está entre 25% e 50% da circunferência total do disco.
- De acordo com seu tamanho em relação a sua base, protusa ou extrusa. Protusa é quando o tamanho da hérnia é menor que sua base, enquanto que na extrusa o tamanho da hérnia é maior que sua base.
- Quando extrusa pode ser sequestrada, quando houve perda total de contato com o disco, ou migrada, quando o material não está no local de extrusão.
- A hérnia de disco pode está contida com a integridade do ânulo fibroso, ou não contida por nenhuma cobertura.
- De acordo com sua posição no interior do canal medular: central, posterolateral, foraminal ou extraforaminal. 
                                    
Hérnia de Disco - Clínica de Massagem Terapêutica em São José - Centro (SC) - Massoterapia
                                     

Sintomas da Hérnia de Disco
Os pacientes apresentam dor na coluna acompanhada ou não de dor nos membros, como dor nos membros acompanhada ou não de dor na coluna. O fenômeno doloroso pode vir acompanhado de perda de força e de sensibilidade no membro acometido.

Os sinais e sintomas da hérnia de disco na coluna lombar são variados e incluem: dor na coluna lombar (lombalgia), dor e parestesia nos membros inferior (ciatalgia), dor lombar e no membro inferior (lombociatalgia), alteração de sensibilidade nos membros inferiores (disfunção sensitiva), déficit motor nos membros inferiores (alteração da força muscular), teste de estiramento do nervo ciático positivo (sinal de Lasegue), atrofia da musculatura profunda da coluna, alteração postural em decorrência da dor (postura antálgica) e diminuição da amplitude de movimento articular. Com uma variedade de sinais e sintomas existentes, é de grande importância uma avaliação minuciosa e diferenciada para o estabelecimento de um prognóstico em decorrência de uma futura intervenção terapêutica 
HÉRNIA DE DISCO, DERMÁTOMOS
Hérnia de Disco - Clínica de Massagem Terapêutica em São José - Centro (SC) - Massoterapia
  
Causas da Hérnia de Disco
Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Um estudo de 115 pares de gêmeos idênticos mostrou a herança genética como responsável por 50 a 60% das alterações do disco. (BackLetter 1995).

Outros fatores também podem contribuir para o surgimento da hernia de disco, tais como permanecer por longos períodos na posição sentada com o tronco inclinado à frente, carregar objetos pesados com os braços estendidos na frente do corpo, sofrer exposição à vibração por períodos prolongados como dirigir por diversas horas, e a combinação da exposição à vibração com o ato repetido de levantar peso. As profissões que exigem uma posição com o tronco em inclinado anterior, sem o devido apoio para o tronco, tem mais facilidade em desenvolver uma lesão discal
Hérnia de Disco - Clínica de Massagem Terapêutica em São José - Centro (SC) - Massoterapia
O sedentarismo é uma causa de grande relevância, visto que com a diminuição da força dos músculos estabilizadores da coluna (transverso do abdômen e multífidos) pelo desuso, esses músculos perdem a sua função de proteção. Os músculos estabilizadores são responsáveis por dissipar as forças de cargas compressivas que incidem sobre a coluna durante a sustentação do tronco, como também evitam o cisalhamento entre vértebras (movimentos alem do fisiológico). Com mais compressão e tensão sobre disco temos mais chance de adquirir uma doença degenerativa no disco.                                                                       


Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:
- Trabalho físico pesado
- Postura de trabalho estática
- Inclinar e girar o tronco frequentemente
- Levantar, empurrar e puxar
- Trabalho repetitivo
- Vibrações
- Fatores Psicológicos e Psicossociais (Adersson GBJ,1992)
hérnia de disco lombar
Hérnia de Disco - Clínica de Massagem Terapêutica em São José - Centro (SC) - Massoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário