Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

O que é o 'bico de papagaio', quais suas causas, sintomas e tratamento

                                                   
                                                 

A idade e alguns hábitos ruins, como a má postura e o sedentarismo, podem contribuir para o aparecimento de doenças na coluna vertebral. Para quem sofre de osteofitose, por exemplo, selecionamos algumas dicas para tratar o bico de papagaio.




Nas radiografias ou tomografias a imagem da artrose aparece como pequenas saliências ósseas que são os BICOS DE PAPAGAIO.

Estes aparecem nas FACETAS ARTICULARES e nos CORPOS VERTEBRAIS. Estas alterações juntamente com as degenerações ou desgaste dos discos intervertebrais são as grandes causas das DORES NAS COSTAS ou pelo menos o seu fator desencadeante mais comum.


A) Bico de Papagaio
B) Disco degenerado + diminuição do espaço intervetebral






                                             


O que fazer para tratar o bico de papagaio


Cuidado com o peso


“Para prevenir, é importante manter o peso corporal adequado e redobrar a atenção com a postura nas tarefas diárias, pois elas podem originar pequenos traumas e, consequentemente, elevar a sobrecarga na coluna vertebral”, alerta o neurocirurgião Paulo Porto de Melo.

Atividades físicas

Outra dica para quem quer evitar a osteofitose é praticar exercícios físicos com frequência, pois isso ajuda a fortalecer a coluna. No entanto, o especialista alerta que é preciso cuidado: “um exercício mal realizado pode provocar traumas contínuos na coluna, contribuindo para o surgimento de expansões ósseas que são particularidades do bico de papagaio”.



Massagem Terapêutica

A Massagem Terapêutica faz bem para quem tem bico de papagaio e é indicada, principalmente, no estágio leve da doença. Em casos mais graves, a patologia deve ser tratada por meio de procedimentos cirúrgicos.


Bico de Papagaio (Osteofito e artrose) - Clínica de Massoterapia em São Jose (SC)
                                 
Bico de Papagaio

O que é?
São formações ósseas que em forma de gancho que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral.

Estão entre as causas mais frequentes do aparecimento do osteófito, ou bico-de-papagaio, como é mais conhecido popularmente, a má postura, a obesidade e o sedentarismo. Ele é uma consequência do envelhecimento e da degeneração óssea, sendo portanto mais comuns em pessoas com mais de 50 anos.

Traumas na coluna sofridos anteriormente e doenças reumáticas também podem estar associados ao aparecimento da lesão.

Ele é bastante associado a uma desidratação discal. O disco da coluna é um tecido cartilaginoso e feito de 90% de água. Ao desidratar ele acaba perdendo altura, o que acaba causando uma compressão nas vértebras adjacentes.



                                      
.
Bico de Papagaio (Osteofito e artrose) - Clínica de Massoterapia em São Jose (SC)



Quais os sintomas?

As principais reclamações de quem é acometido por esta doença são de dor forte, limitação dos movimentos, perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos. Em algumas situações, sensação de formigamento pode ser outro sinal da doença. A dor é originada pela aproximação das vértebras que comprimem a raiz nervosa.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito através de ajustes articulares que visam diminuir os sintomas e aliviar a pressão entre as vértebras. Também se faz necessária a realização de alongamentos e atividades físicas, além da prescrição de exercícios que visam o fortalecimento da região.

Como se trata de uma formação óssea, o tratamento com massagem terapêutica não faz o osteófito desaparecer, pois o bico de papagaio não some. Busca-se aqui um alívio dos sintomas que melhora a qualidade de vida do paciente. A Massagem Tera também impede a progressão das doenças.

Resultado de imagem para hernia de disco
Bico de Papagaio (Osteofito e artrose) - Clínica de Massoterapia em São Jose (SC)
                                   



                                         
Bico de Papagaio (Osteofito e artrose) - Clínica de Massoterapia em São Jose (SC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário