Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A ARTRITE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A  ARTRITE é uma doença inflamatória degenerativa que ataca as articulações, causando diminuição da flexibilidade, aumento de tamanho, dor e perda da movimentação normal.  É especialmente comum em pessoas idosas. 

Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Clina de Massoterapia em São José (SC)


As artrites podem ser classificadas em:
  • Artrite degenerativa
  • Artrite gotosa (também chamada de gota)
  • Artrite piogênica aguda
  • Artrite psoriática
  • Artrite reumatóide
Causas da artrite, segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Na visão chinesa, os vários tipos de artrite normalmente se enquadram na categoria de "síndrome da obstrução dolorosa", também conhecida como síndrome bi.  A obstrução dolorosa pode ser causada pelo vento, pelo frio, pelo calor e pela umidade, embora seja normalmente provocada por uma combinação desses fatores.

Em função de forte vento, frio ou umidade, os sintomas incluem dor nas juntas que piora com o frio e é aliviada com o calor, uma sensação de peso ou dormência nos membros e mobilidade limitada da área afetada.  Uma artrite crônica é geralmente associada a uma deficiência inerente de substâncias vitais envolvendo o Fígado e os Rins, em função de sua relação com os tendões e os ossos.

Tratamentos ocidentais para artrite

O tratamento ocidental mais comum para artrite são medicamentos antiinflamatórios não-hormonais.  Embora esses remédios aliviem a dor e diminuam a inflamação, eles não atuam na cura da doença.  Além disso, o efeito colateral comum desses medicamentos - irritação gástrica - pode causar úlceras.  Na verdade, o paciente recorre ora a um reumatologista, ora a um gastroenterologista, primeiro recebendo tratamento para artrite e depois para a úlcera causada pela medicação.

Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Clina de Massoterapia em São José (SC)


Acupuntura no tratamento da artrite

Os tratamentos chineses tradicionais também reduzem a dor e a inflamação, mas se focam na eliminação da causa da artrite e, com isso, da própria doença.
A artrite responde com eficácia à Acupuntura.  Quando associada à moxabustão, pode aliviar dor e reduzir a inflamação imediatamente.  Alguns casos intensos requerem apenas algumas sessões de tratamento. O objetivo da acupuntura é melhorar a circulação da área contribuindo para aliviar a estagnação que causa dor e aumento de volume da articulação.  Um quadro mais crônico pode levar meses e até anos para ser solucionado.  Por essa razão, é essencial iniciar o tratamento dessa enfermidade na fase mais precoce possível.

O exercício é primordial...  Em qualquer tipo de artrite, é importante que a pessoa pratique exercícios regulares para aquecer o corpo e fazer a energia (Qi) e o sangue (Xue) fluírem pelos meridianos.  Como a artrite é uma doença relacionada à estagnação, o movimento é parte essencial do processo de cura.
Não podemos esquecer da "dieta".  Se o quadro envolve frio e umidade (situação mais comum), a dieta deve consistir basicamente de alimentos cozidos com quantidade moderada de temperos anti-inflamatórios que aquecem tais como: pimenta de caiena e gengibre. Embora o café provoque aquecimento, deve ser evitado porque pode provocar irritações.

A auriculoterapia também irá complementar o tratamento.  Ao  efetuar  a  sensibilização dos pontos, o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento.
Segundo Ysao Yamamura, 2001, a acupuntura auricular é um método diagnóstico e terapêutico que tem valor reconhecido, mas que não deve ser utilizado como terapêutica isolada, uma vez que não reverte o processo de adoecimento,  apenas  exerce  efeitos  sintomáticos, sendo sua aplicação  ideal, como  método  auxiliar, nos tratamentos sintomáticos, potencializando seus efeitos.  Portanto, a auriculoterapia não deve ser a única opção de tratamento já que trata somente os sintomas. 


Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Clina de Massoterapia em São José (SC)



Para Marcelo P. de Souza, 2001, quando  se  associa  a  técnica de terapia auricular com a acupuntura, obtém-se a dinamização do processo de equilíbrio e a cura. O uso da auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento desde que o diagnóstico esteja correto e os programas de tratamento bem dimensionados.


Segundo a Medicina Ocidental,  a artrite é a inflamação das articulações. Em sentido amplo: é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas, na maioria das vezes desconhecida.
Sempre que uma doença tem motivo desconhecido, ela acaba sendo considerada uma doença “auto-imune”, em que o corpo “luta” contra si próprio, gerando inflamações de repetição em áreas diferente do organismo. A Artrite é considerada uma doença reumática e afeta mais as mulheres do que homens, e está presente principalmente na fase adulta.
Seus principais sintomas são: dor e rigidez articular e muscular que normalmente melhoram quando o corpo é aquecido.
Sabendo destes dados, vamos discutir o que é a Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa, quais seus tratamentos e seu prognóstico.
Para a Medicina Tradicional Chinesa a artrite se enquadra como Síndrome da Obstrução Dolorosa, conhecida também como Síndrome Bi.
A Síndrome Bi é caracterizada por dor músculo-articular causada por invasão de fatores patogênicos externos, ou seja, por invasão de frio, umidade, calor ou vento. Estes fatores, quando dentro do corpo, impedem a energia e o sangue de circular, assim, os músculos ficam mal nutridos e ficam impossibilitados de se contrair e mover os ossos, o que gera dor.
Quando os fatores patogênicos não são expulsos do corpo, eles podem agravar a doença, gerando a Síndrome Bi do tipo óssea, onde as consequências vão além do sistema músculo esquelético, afetando também os órgãos internos.
É necessário lembrar, que para que haja a invasão de fatores patogênicos no corpo, a imunidade do paciente precisa estar baixa. Invasões de repetição de fatores patogênicos externos podem levar o paciente à condição de doente crônico.
Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Clina de Massoterapia em São José (SC)

Existem 5 tipos de Síndrome Bi:
1) Síndrome Bi de Vento: é caracterizada por sensibilidade e dor nos músculos e limitação do movimento que ora afeta uma articulação, ora afeta outra. É conhecida como “a dor que se move de uma junta para a outra”. O vento é o causador mais habitual da síndrome Bi. Um exemplo clássico seria o torcicolo gerado em uma pessoa que passou a noite com o ventilador virado para o próprio corpo durante a noite.
2) Síndrome Bi de Umidade: caracterizada por dor, sensibilidade e inchaço dos músculos e juntas, com sensação de peso e formigamento dos membros. A dor afeta articulações específicas do corpo e acontece principalmente por exposição excessiva ao clima úmido.
3) Síndrome Bi de Frio: caracterizada por dor severa de uma determinada junta ou músculo, com limitação do movimento e geralmente afeta somente um dos lados do corpo. É o fator patogênico mais comum na artrite, visto que os sintomas da doença pioram no inverno e em baixas temperaturas.
4) Síndrome Bi de Calor: é proveniente de qualquer um dos 3 tipos anteriores. Neste caso, quando o fator patogênico não foi expulso, a reação do organismo é gerar uma inflamação. A esta inflamação, damos o nome de “Calor”. Ocorre uma deficiência da energia Yin do corpo, ressecando os fluídos, deixando os músculos e juntas ainda mais rígidos.
Neste estágio existe dor, calor, vermelhidão e inchaço das juntas, limitação de movimento e dor severa. Na fase aguda, o paciente pode vir a ter febre e excesso de sede.
5) Síndrome Bi Óssea: é considerada uma doença Crônica. Pode se desenvolver a partir de qualquer um dos 4 tipos anteriores. A obstrução persistente dos fatores patogênicos gera mucosidade intensa, afetando não somente os músculos e juntas, mas também as os órgãos internos.
Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Clina de Massoterapia em São José (SC)

É o tipo em que ocorre obstrução severa da circulação de Energia e Sangue, o que afeta, em longo prazo, o Fígado e o Rim.
Mas a pergunta principal é: Em qual dos tipos de Síndrome Bi está envolvida a Artrite??
- Na realidade, quando um indivíduo é diagnosticado com Artrite, de fato ele já está na fase de Síndrome Bi de Calor, onde a persistência dos fatores patogênicos gerou uma inflamação generalizada dos músculos e juntas ou ainda,  poderá estar na fase de Síndrome Bi Óssea, onde o Rim, principal responsável pelos ossos na medicina chinesa, também já se encontra afetado. Nesta fase é comum que se encontre até mesmo deformidades ósseas.
E por qual razão a artrite piora com o frio e melhora com o calor e a movimentação?
Tanto na Síndrome Bi de Calor quanto na Síndrome Bi Óssa, o principal problema está no fato de que a energia e o sangue encontram dificuldades de circular e nutrir os músculos e ossos. Quando o clima está frio, existe um “congelamento” adicional da circulação, e o que antes era ruim, fica ainda pior.
Quando o doente se movimenta, ou se aquece, acontece a dilatação dos vasos, permitindo uma melhora da nutrição dos ossos e músculos, permitindo da movimentação e a diminuição da dor.
Existe tratamento para a Artrite, segundo os conhecimentos acima expostos, dentro da visão Chinesa?
Sim. O importante é identificar dentro dos padrões acima, qual o fator patogênico mais presente do indivíduo que sofre de Artrite. E o tratamento mais eficaz, será aquele em que se utiliza pontos para REMOVER O FATOR PATOGÊNICO EXTERNO.
Quando o indivíduo se encontra nas fases de Síndrome Bi de Calor ou Óssea, além de remover os fatores patogênicos, é necessário fortalecer os Rins e o Fígado.
Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Clina de Massoterapia em São José (SC)





Tags de busca - Google Inc. - Terapias e Massagens - Brasil - Santa Catarina - São José (SC), Clinica de Massoterapia em São José (SC) – Centro,   Clinica de Massagem Terapeutica em São José (SC) – Centro, Clinica de Massagem Desportiva em São Jose (SC) - Centro, esgotamento fisico, cansaço, formigamento nas mãos, inchaço, nevralgia, massagem, massoterapia, massagista, massoterapeuta, clinica de massagem, clinica de massoterapia, clinica de quiropraxia, dores na coluna, nervo ciático,ciático, esporão, calcanhar, torcicolo, joelho, tendinite, bursite, massagem relaxante, massagem terapeutica, massagem anti-stress, do-in, shiatsu, reflexologia, quiropraxia, quiropatia, seitai, ajustes vertebral, ciatica, estresse, ajuste de coluna, dormencia nas maos pes braços e pernas, dores musculares, dores nas articulações, dores nas juntas, dores no pescoço, dores lombares, dores nos ombros, torcicolo, Reiki, cura quantica, acupuntura, terapia manual, sao jose sc, florianopolis, biguacu, palhoca, santo amaro da imperatriz, antonio carlos, sao joao batista, governador celso ramos,fibromialgia, Dores lombares, Dores nas costas,Desvio de coluna, Nervo ciático, Tendinite, Bursite, Hérnia de disco, joelhos, tornozelos, pés Cervicalgia dores no pescoço, ombro, cotovelo e mãos, Nervo ciático ciatalgia,massagem relaxante masculina, Dores lombares lombalgia, Dores Musculares mialgias,Dores na coluna, Torcicolo, Ombro congelado (capsulite adesiva), Dores nas costas (dorsalgia), Cotovelo - luxação (epicondilite lateral), Desvio de coluna, cifose, lordose, escoliose, Clavícula, luxação, Tendinite, Bursite, síndrome do impacto, Joelhos dores e luxações, Tornozelos e pés torções e luxações , Cervicalgia dores no pescoço, massagem terapeutica masculina, massagem terapeutica feminina, massagem desportiva, reabilitação física, saúde, massagem medica, massagem esportiva, recuperação física, bem estar, estresse, naturopatia, medicina natural, medicina manual,

Nenhum comentário:

Postar um comentário