Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

domingo, 2 de agosto de 2015

OS MERIDIANOS E AS EMOÇÕES (MEDICINA TRADICIONAL CHINESA)




Os Centros de Energia (Chacras) relatam o que acontece no corpo, na mente e na alma antes de se manifestarem nos Pontos de Alarme dos Meridianos e se ramificam por toda a árvore meridiana, por isso a importância de desenvolver diferentes técnicas terapêuticas para detectar os níveis de equilíbrio do cliente. 
Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC

                            

Esses Centros de Força são grandes vórtices de energia que geram qualidades vibratórias específicas e estimulam todas as funções do corpo, sejam elas orgânicas, emocionais, comportamentais ou espirituais. Como todos sabemos, eles são como portas que se abrem e fecham de acordo com o mecanismo físico, emocional, espiritual no aprendizado da personalidade, trabalhando em base ao paradigma da polaridade ( negativo – equilibrado – positivo) é um sistema de armazenamento único de informações de cada indivíduo, onde a realidade, experiências, sonhos deixam gravada a biografia.

Os Centros de Energia e os Doze Meridianos formam uma rede de comunicação energética, que necessita de constante manutenção. Por isso que uma única técnica não corrige o problema, só o ameniza. 

Assim lembramos que os Centros de Energia da Base, Umbigo e Plexo Solar são os detentores básicos da vida que alimentam a vontade do indivíduo.

O Centro de Energia do Coração é um desbravador, transforma energias pessoais em sonhos, e a vontade de amar e ser amado até os limites do universo. Ele representa o equilíbrio entre os três Centros de Energia básicos e três Centros de Energia superiores.

Os três Centros de Energia superiores Garganta, Fronte e Coroa, são a copa dessa grande árvore vibracional unindo as raízes e o tronco dos Centros de Energia Básicos aos corpos sutis ou transpessoais. Se os básicos se resumem a ação, o coração ao sentimento, os superiores, tem a função do pensamento racional e a ligação com o Divino.


Resultado de imagem para meridianos acupuntura
Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC
                                

Na Medicina Chinesa a sincronia das energias nos ensinam como estas estão agindo e circulando ao longo do ser humano, o enrijecimento muscular reflete excesso de energia meridiana, da mesma forma a flacidez ou fraqueza, significa a perda de energia e normalmente esta começa a ser exaurida pelos chacras.

Observe sempre o equilíbrio do corpo, alinhamento dos ombros, dos pés, mediana do corpo conservando o eixo central, curvatura da coluna e cabeça, a influência meridiana e dos centros de energia estão ligados diretamente à postura.

Ao observarmos os padrões emocionais do cliente, vemos a leitura do desequilíbrio do meridiano, apenas confirmaremos depois com os pontos de alarme. Informações, nesse padrão emocional temos cinco posturas básicas:

Age errado em primeiro lugar e depois age certo. (- +)

Age errado e não quer mudar. (- -)

Age certo em primeiro lugar e depois age errado. (+-)

Age certo em primeiro lugar, continua agindo certo. Mas, se elitiza. (++)

Age com equilíbrio e está disposto a mudar se for necessário.(+)

Os cinco itens anteriores, mostram perfis emocionais que trarão distúrbios posturais e consequentemente nos meridianos.

Quando um dos pontos apresentam desconforto sendo levemente pressionado, é sinal de que alguma correspondência encontra-se com excesso de energia. A experiência nos mostra que quando não incomoda o ponto de referência e ao ser pressionado um pouco mais forte que o normal, se nesse momento apresenta desconforto, significa que este ponto está com carência energética. Muita bibliografia existe para determinar e tratar estes pontos. Já na prática, a simples terapia corporal deslizando o polegar no ponto problemático corrige as desordens energéticas, independente se existe excesso ou carência de energias.


Como Terapeuta Holístico tenho a obrigação de pesquisar quais são os conflitos emocionais que incidem nos meridianos.



Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC
                                  





CONFLITOS EMOCIONAIS QUE AFETAM OS MERIDIANOS:




Meridiano do Pulmão: Região do peito: Tristeza, sufocamento, perda, medo, culpa, abafamento.




Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC
A função dos pulmões mais óbvia é absorver oxigênio e expelir gás carbónico. A Medicina Oriental diz que os pulmões diretamente controlam o processo da respiração e indiretamente influenciam o coração e o sistema circulatório. Os pulmões absorvem o Ki do ar durante a inspiração, que é usado para criar resistência contra as agressões externas. E durante a expiração expele gases desnecessários ou o Ki impuro. Os pulmões regulam o Ki em toda a extensão do peito. E também, os pulmões são os órgãos mais facilmente controlados pela vontade. Muitas escolas orientais de pensamento sustentam que muitos males podem ser curados pelo hábito da respiração controlada e correta.

Uma respiração correta é um fator essencial para a boa saúde, cada respiração influencia a nossa percepção emocional. A inspiração pode ser estimulante ou excitante e a expiração pode ser relaxante ou depressiva. Quando os pulmões funcionam mal ou quando a respiração é muito curta e superficial, fortes emoções negativas se manifestam: preocupação excessiva, pesar, ansiedade, ressentimento, tristeza e melancolia. Sentimentalismo e nostalgia também são emoções relacionadas com o par de órgãos pulmões/intestino grosso. Cada vez que sentimos alguma dessas emoções, são os nossos pulmões (ou o intestino grosso) tentando nos dizer que algum tipo de desequilíbrio está ocorrendo. Os órgãos têm várias formas para libertar o seu stress na tentativa de se equilibrar. No caso deste par de órgãos (pulmões e intestino grosso) a “válvula de escape” dá-se através de suspiros, gemidos, lamento, choro, tosse, o próprio falar, etc.

E também cada par de órgãos está associado a um sentido. No caso dos pulmões e intestino grosso é o olfato. Um sentido de olfato mal desenvolvido (sentindo odores que não estão presentes) são sintomas de desequilíbrio neste par de órgãos. Segundo a Medicina Oriental, o lar da alma corpórea fica nos pulmões. A alma, por natureza, é otimista e aberta a novas experiências. A tensão dos pulmões e da alma corpórea reduz a vitalidade física e a qualidade da respiração. 

Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Congestão nasal, dor ou desconforto ao fazer uma respiração profunda, respiração curta e acelerada, angústia, sinusite, bronquite, asma, catarro, muco eliminado pelo nariz e olhos, rigidez nos músculos torácicos, lábios rachados, palidez, hemorróidas, cansaço, dor ou muita sensibilidade ao frio no polegar, tosse seca, tendência a chorar com facilidade, inabilidade para relaxar, palpitações, dores nos ombros, tendência a evitar agrupamento de pessoas, gosto por alimentos picantes. Pesar, ressentimento, preocupação, tosse, angústia, claustrofobia, inflexibilidade ou rigidez (tanto física quanto mental, a pessoa não dobra, prefere quebrar), pessimismo, nostalgia, melancolia, tristeza, depressão e indecisão.

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Compaixão, instinto de sobrevivência, intuição, liberdade, individualidade, clareza mental, sentido de harmonia e de ritmo nas atividades, segurança, resistência, optimismo, orientação e persistência.



Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC

Meridiano do coração: Região do coração: Frieza do coração, bloqueio emocional, ferimentos antigos.
O coração é lar da energia vital e do espírito. Desnecessário dizer que o coração é a fonte da bio-energia. Como vimos, de acordo com a Medicina Oriental, o ser humano é rodeado por uma aura ou campo de energia electromagnética. Esta aura de energia alimenta os órgãos através dos meridianos para que funcionem adequadamente.



Dos quatro meridianos que estão sob o controle do elemento fogo, o coração é considerado o mais importante. Tem duas funções primárias – “fazer” ou produzir o sangue e distribui-lo pelos vasos sanguíneos, e ser a residência da mente. O coração controla a vida e o movimento. É também o centro da nossa existência emocional, por isso fortes emoções prejudicam o coração, bem como outros órgãos/meridianos associados especificamente com a emoção sentida. A fala é governada pelo coração, por isso qualquer problema na fala está associado a este meridiano. Rir demais sem razão aparente, como falar sem parar também são sinais de desequilíbrio na energia do coração. Dizemos que uma pessoa de bom humor que é espirituosa, por isso o mau humor é a falta de garra para viver, também são considerados com desequilíbrios neste par de órgãos. As emoções primárias do coração são a alegria (em equilíbrio) e tristeza (em desequilíbrio). Por isso, a alegria demais sem razão evidente (geralmente resultante de um prolongado período de depressão ou tristeza) sobrecarrega o coração. A sua válvula de escape para alcançar o equilíbrio é o riso, o cantar, etc.


Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Emoções erráticas, problemas de fala, gaguez, nariz avermelhado, calores no rosto, suor noturno, desconforto ao deitar, pressão alta, palmas das mãos quentes ou suadas, insonia, riso inapropriado, sede frequente, preferência por líquidos gelados, sensibilidade ao toque, palpitações, problemas cardíacos, angina, gestos ou movimentação dramáticos ou muito exuberantes, dificuldade em engolir, falar muito rápido e atropelado, ulcerações na ponta ou nos lados da língua e sensação permanente de cansaço. O coração é afetado pelo calor excessivo de qualquer espécie (bebidas, temperatura, roupas, etc) pelo pavor ou terror, por emoções extremas de qualquer tipo e por pensamentos negativos. 

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Tranquilidade, gentileza, equilíbrio emocional, personalidade coesa, integridade, optimismo, crescimento emocional e espiritual, vontade de viver, serenidade, em pleno controlo dos pensamentos e sentidos, consciência e sabedoria. 


Meridiano da Vesícula Biliar: Lateral das costelas: Raiva, impotência. Afeta também o Meridiano do Fígado.


A vesicular biliar é responsável pelo armazenamento da bílis, controla o movimento dos intestinos e o processo de tomar decisões. Como está intimamente ligado ao seu par, o fígado, qualquer desequilíbrio num deles logo se reflete no outro. O fígado e a vesícula representam a iniciativa e o esforço, e a sua energia promove o crescimento. A ira é a emoção predominante atribuída à vesícula, enquanto a raiva é atribuída ao fígado. A raiva é mais dissimulada e apresenta-se de várias formas, enquanto a ira é aberta e furiosa. A ira impede o raciocínio e a habilidade em tomar decisões.

Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Náusea, pedras na vesícula, raiva, ira que leva a atitudes precipitadas, rigidez no maxilar e nos punhos, dores nos joelhos, alergias, manchas escuras pelo corpo e comichão anal. Irritabilidade, pessoa áspera e mordaz, tristeza constante e impertinência.

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Capacidade de decisão e decisões inspiradas.

Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC
                                           
                                     



Meridiano do Estômago: Região do Estômago: Medo, amargor, terror. O que vai acontecer? "Não consigo digerir isso"

Dentro da Medicina Oriental o estômago é particularmente importante. A sua função primária é preparar os alimentos que ingerimos para serem refinados pelo baço e classificados pelo intestino delgado. Quando pensamos neste par – estômago e baço/pâncreas – a primeira associação é a sustentação física de nutrientes de onde é extraída a energia (Ki).

O estômago lida com aproximadamente 3 quilos de alimentos sólidos e líquidos, diariamente. Junto com seu parceiro (baço), o estômago é responsável pela distribuição de nutrientes derivados do alimento pelo corpo todo, principalmente nos músculos e membros. Se o estômago for fraco, é comum sentir cansaço e sensação de peso nos membros. O ego também está associado com este par estômago/baço; por consequência problemas emocionais como vícios, apego, rigidez mental, teimosia e interesse excessivo por si próprio e vaidade exagerada são atribuídos ao desequilíbrio nestes órgãos. Como o estômago é o centro da nutrição, de modo similar a energia do estômago está relacionada à assimilação e digestão de ideias.

Uma sensação emocional de vazio nascida de um desequilíbrio no meridiano do estômago irá resultar num forte desejo por comida, ao nível físico, e muita estimulação mental e emocional. Esta é uma visão interessante do frequente desejo de comer quando está “aborrecido”ou da sensação permanente de insatisfação ou de nunca se sentir “cheio ou pleno”. A saúde deste par de órgãos é expressa por meio do cantarolar e da criatividade, da imaginação e pensamentos ou ideias positivas.


Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Língua seca, nariz entupido, distensão abdominal após as refeições, problemas de estômago, superalimentação, úlceras, inapetência, sede excessiva, rigidez no plexo solar. Desconfiança, ansiedade, preocupação, cepticismo exagerado, falta de autoconfiança, apetite influenciado pelo estado de humor, tendência a pensar e comer demais, pressa constante, nervosismo com detalhes.

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Emoções centradas e equilibradas, autoconfiança, bom paladar, sensação de adequação, prudência no agir e pensar.



Meridiano do Baço-Pâncreas: Região da cintura: Insegurança, falta de apoio, medo, vergonha, inflexibilidade.

A função primária do meridiano do baço (que inclui o pâncreas) é o processamento do alimento sólido e líquido em energia (o Ki do alimento) e a sua distribuição pelo corpo. A energia do baço também é responsável pela elevação do Ki, num sentido geral. É através desta “elevação” que os órgãos são mantidos nos seus lugares. O desequilíbrio produz as hérnias e colapsos dos órgãos. Um baço saudável garante uma boa digestão e absorção dos nutrientes, e um apetite saudável. Também o sistema linfático está sobre a direcção (e equilíbrio) do baço/pâncreas. O baço abriga o pensamento, a análise, a concentração e o pensar em geral. Em equilíbrio garante boa memória e concentração, bem como um raciocínio claro e construtivo. 

Um baço com deficiência em Ki manifesta-se através de pensamentos confusos e falta de concentração. Nestes casos muita energia do meridiano do baço é gasta no esforço para se chegar a conclusões – e este “pensar demais”, por sua vez, esvazia o baço de energia criando um círculo vicioso. Este meridiano é prejudicado pelo exercício em demasia, pelo excesso de comida e pelo hábito de ficar muito tempo sentado. A teimosia ou persistência, a lealdade e a rigidez (mental e física) são grandemente influenciadas por este meridiano do baço.

Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Insônia, abdômen distendido, problemas menstruais, vontade de comer doces, inchaço e má circulação nas pernas e tornozelos, obesidade, baixa energia, obsessão, nariz entupido, peso nos membros, má digestão, úlceras, sensação de rigidez no umbigo, cor pálida nas gengivas e relutância em exercitar-se. Ansiedade, falta de concentração, esquecimento, indecisão, teimosia, dificuldade para mudar de opinião ou de ideia (este órgão é o centro do ego), vícios, obsessões, ciúmes, vaidade, excessiva preocupação com a opinião dos outros, preocupação em fazer algum papel que lhe pareça ridículo, egoísmo, auto piedade e gula.

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Pensamento claro e construtivo, boa memória, habilidade para fazer uma honesta introspecção, habilidade para permanecer calmo e centrado, equilíbrio, simpatia, criatividade, lealdade, constância, sensação de satisfação e plenitude.


Meridiano dos Rins: Região dos Rins: Medo, vão me pegar, terrível ansiedade.

A função primária dos rins é armazenar a essência vital – esta essência governa os processos de nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento. Os rins governam o desenvolvimento de cada indivíduo segundo o Ki herdado dos pais, o que dá para a pessoa um plano único de desenvolvimento mental e físico. Se houver um desequilíbrio neste plano, a pessoa pode ter um envelhecimento prematuro ou um atraso no crescimento, por exemplo.

Os rins estão intimamente ligados ao meridiano dos pulmões, recebendo o Ki enviado por eles durante a inspiração. São responsáveis também pelo desenvolvimento dos cabelos, ossos e toda estrutura óssea. Estão associados à função sexual, reprodutiva e hormonal. O mau funcionamento nos rins é logo visto pela coloração mais escura na pele do rosto, principalmente, ao redor dos olhos. O medo é a emoção primária dos rins. Em equilíbrio se manifesta com precaução e boa avaliação. Em desequilíbrio, como nervosismo, medo (apreensão excessiva), relutância em agir. A válvula de escape dos rins se manifesta como gemido, suspiros queixosos, bocejos e vontade de cuspir. Os rins são severamente prejudicados pelo excesso ou carência de sal, carne (mesmo a de frango), açúcar, vinagre, líquidos em excesso e levantar objetos pesados.

Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Problemas sexuais, infertilidade, unhas quebradiças, problemas na bexiga, fraqueza nos tornozelos, varizes, pedras nos rins, boca seca, desequilíbrio hormonal, insônia ou dificuldade para adormecer e perda de cabelo. Medo, hesitação, culpa, frustração sexual, falta de confiança em si, prefere fugir das situações a enfrenta-las, depressão, nervosismo.

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Auto-controle, humildade, habilidade para organizar as coisas, força de vontade, concentração, imaginação e ideias positivas, senso de auto-preservação, prazer e garra de viver, determinação, coragem, confiança, segurança, respeito e reverência espiritual.


Meridiano do Intestino Grosso: Região umbilical: Nunca será o bastante, não desista, não demonstre medo, seja forte.

Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC


O intestino grosso (cólon) recebe o alimento (sólido e líquido) do intestino delgado, absorve os fluidos e os nutrientes e elimina o desnecessário sob a forma de matéria fecal. A eliminação regular da material fecal é essencial a boa saúde, evitando assim que se formem as toxinas. Os pulmões têm influência sobre o intestino grosso uma vez que são os responsáveis pela passagem descendente do Ki. O intestino grosso contém aproximadamente 75 triliões de bactérias benéficas. É também no intestino grosso que a maior parte da vitamina B e K é produzida. 



Em termos psicológicos, devido à relação com o elemento metal, este par de órgãos é responsável pelo “soltar, deixar ir o desnecessário, gasto ou ultrapassado” da mente. A incapacidade de eliminar pensamentos desnecessários ou dispensáveis resulta na acumulação de pensamentos e ideias tóxicas e numa espécie de “obstipação mental”. Um desequilíbrio no intestino grosso também se irá revelar através de problemas de pele, excessiva eliminação de muco pelo nariz e olhos. No caso deste par de órgãos, existem algumas actividades que são a causa e o efeito do mau funcionamento: má postura, permanecer deitado muito tempo, trabalhar curvado para frente por longos períodos, beber líquidos gelados em excesso e permanecer em ambientes muito secos também por longos períodos.

Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Lábios secos e falta de calor corpóreo são sintomas de baixa energia e actividade no intestino grosso. A hiperactividade revela-se como: ombros rígidos e doloridos, dor ou rigidez na musculatura do peito e dos braços (principalmente em linha com o dedo indicador), diarreia, sangramento nasal, tendência a comer demais, inchaço no ventre (logo abaixo do umbigo, principalmente se sofrer de hemorróidas), evita exercícios físicos, facilidade para ficar constipado ou engripado. Pesar, ressentimento, preocupação, angústia, claustrofobia, inflexibilidade mental e física, pessimismo, nostalgia, teimosia e apego.

Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio: Compaixão, forte instinto de sobrevivência e intuição, liberdade de ação, individualidade, visão positiva da vida.


Meridiano do Triplo Aquecedor: Região abaixo do umbigo: Não quero fazer isso, sinto-me preso.

O triplo aquecedor não corresponde a um órgão. É uma combinação de outros meridianos que produz uma função glandular específica.

O triplo aquecedor também é conhecido como “os três espaços que aquecem” as três partes (superior, média e inferior) do tronco. A função do pericárdio é controlar as emoções e a circulação. A função do triplo aquecedor é criar e manter o calor no corpo (e a digestão).

O corpo precisa de se manter dentro de uma faixa de temperatura, caso contrário ocorrem muitos problemas, e eventualmente até a morte física se a temperatura cair demais.

A outra função do triplo aquecedor é regular o sistema linfático e endócrino. No aspecto psicológico, o triplo aquecedor é responsável pela expressão social e pelos laços de família. Isso significa que um desequilíbrio no triplo aquecedor pode aparecer como uma negação do contato social (não conseguindo lidar bem com isso), ou por uma busca desenfreada por aceitação social implicando em prejuízos nos laços de família.



Meridiano da Bexiga: O meridiano da bexiga, companheiro dos rins, ajuda a regular a água no corpo.
 E esta é uma função muito importante, uma vez que mais de 90% do corpo físico é composto de água. No nível físico, a bexiga está a cargo de armazenar e eliminar o excesso de fluidos (como urina). No nível psicológico está associada com a retenção. Em equilíbrio este meridiano expressa uma precaução saudável e avaliação sensata. Quando prejudicado por abusos – ficar muito tempo em pé, levantar objetos excessivamente pesados, atividade sexual em excesso, etc. - manifesta como nervosismo, a timidez, o medo e a falta de confiança. Quando este par de meridianos está em desequilíbrio afeta grandemente a determinação, a força de vontade e a aspiração. Por isso, o meridiano da bexiga é muito recomendado no tratamento de distúrbios emocionais.


Alguns sintomas gerais de desequilíbrio: Tremor, stress, inquietação, tensão nos ombros, sensação de peso ou desconforto nos olhos, enxaqueca na parte posterior da cabeça, problemas na bexiga, sensação de frio nas costas. Medo, falta de confiança, nervosismo, hipersensibilidade física e emocional, medo de ser subjugado e impaciência.


Meridiano da Circulação e sexo: Região da pélvis: Medo, rigidez, confusão, vergonha, pudor excessivo. "Não devo sentir isso" Não devo fazer isso" "Sexo é ruim" "Isso vai me matar" "Preciso fugir" "Corre-corre" "falta de conteúdo espiritual"
Resultado de imagem para meridianos emocoes homem
                    Acupuntura e Auriculoterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia e Reflexologia em São José,SC



Meridiano do Fígado: A vida não é agradável o bastante, amargor, não é justo. Afeta também o meridiano do Baço Pâncreas.


Podemos encontrar mais informação na "TERAPIA REICHIANA: desenvolvida por Wilhelm Reich, onde a intervenção corporal via toque é um dos principais fatores catalizadores do aflorar do material psíquico inconsciente, o qual será trabalhado verbalmente na Terapia Holística. Reich, Wilhelm: psiquiatra, discípulo dissidente Freud, verificou que o inconsciente é corporal e que a cada tipo de trauma é "gravado" na musculatura de partes específicas do corpo, criando "couraças" musculares de caráter, causadas pelo mal fluxo dos biofótons, por ele chamados de "orgone".

                      





Observamos a melhor liberação dessas emoções crônicas guardadas quando usamos o meridiano em conjunto à víscera, para liberar a energia emocional guardada. Com a Terapia Craniosacral, conseguimos trabalhar esse complexo víscera-meridiano e liberar o fluxo de energia e emoção relacionada.





Clínica de Massagem terapêutica (massoterapia) em São Jose SC para tratamento de dores: hérnia de disco; nervo ciático; torcicolo;  dores musculares, nas articulações, ombros, nas costas; lombares, no pescoço; tendinite; bursite; dormência e inchaço; pulso aberto; síndrome do túnel do carpo; desvio de coluna; alinhamento vertebral; estiramento musculares, ligamentares e tendões; luxações, contusões e torções-torceduras; fibromialgia; bico de papagaio; dores nos braços, mãos, pernas, joelhos, tornozelos e pés; outros desconfortos físicos. TRATAMENTOS E TERAPIAS: Massagem terapêutica, massagem desportiva, massagem relaxante,massagem feminina, relaxante masculina,   massagem para homem, Massagista masculino, Quiropraxia, Reflexologia, alinhamento vertebral, Seitai, Tuiná, Do-In, Shiatsu, Ventosaterapia, Acupuntura Auricular Auriculoterapia, . ATENDEMOS:  São José SC campinas, kobrasol, centro, ponta de baixo, barreiros, areias, bela vista, floresta, praia comprida, roçado, centro histórico, potecas, forquilhinhas, serraria, são luiz, av. das torres, jardim janaina, sertão do maruim, bosque das mansões, fazenda do max, fazenda santo antonio,pedregal, real parque, jardim cidade de florianopolis, ipiranga, nossa senhora do rosario, distrito industrial, picadas do sul, flor de napolis, morro do avai, forquilhas; Florianópolis - Floripa, capoeiras, jardim atlantico, balneario, estreito, coqueiros, centro, agronomica, trindade, itacorubi, saco dos limões, pantanal, santa monica, corrego grande, pantanal; Biguaçu centro, jardim janaina, morro da bina, fundos, mar das pedras, boa vista, dalmolin, vendaval; Palhoça Albardão,Aririú,Aririú da Formiga,Barra do Aririú,Brejarú,Caminho Novo,Casqueiro,Coloninha,azenda Santa Cruz, Furadinho,Guarda do Cubatão,Jaqueira,Maciambu Grande,Maciambu ,Pequeno,Marivone, Morretes,Pachecos,Pagará,Passa Vinte,Passagem do Maciambú,Pontal,Praia de Fora,Rio Grande,Sertão do Aririú,Sertão do Campo,Três Barras,Jardim Eldorado,Jardim Eucalyptus eucaliptos,Madrid,Pagani; ;Antônio Carlos SC; Santo Amaro da Imperatriz SC; São Pedro de Alcântara SC; Paulo Lopes SC; Canelinha SC; Tijucas;São João Batista SC;  . . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário