Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

domingo, 11 de outubro de 2015

Dor, falta de força, dormência e formigamento na mão e dedos? Você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo!



Síndrome do Túnel do Carpo na Mão


O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
A síndrome se caracteriza por dores parestéticas ( queimação,  dormência, formigamento) nos dedos da mão. A dor em geral piora a noite e com movimentos forçados do punho e da mão. Com o passar da tempo pode ocorrer atrofia e perda de força e é mais comum em mulheres.

A area marcada mostra o local da dor
que é mais intensa no 3 dedo.
Anatomia
O túnel do carpo é um Túnel osteofibroso estreito na região anterior do punho. O fundo e os lados desse túnel são formados pelos ossos do carpo. A parte superior do túnel, é coberto por uma banda forte de tecido conjuntivo chamado de ligamento transverso do carpo.
O nervo mediano atravessa do antebraço para a mão através deste túnel osteofibroso junto com os tendões flexores. O nervo mediano controla a sensibilidade da região palmar do polegar até metade do 4 dedo. O nervo também controla os músculos ao redor da base do polegar. .

Quais as causas da Síndrome do Túnel do Carpo?
A Síndrome do túnel do carpo ocorre quando os tecidos que circundam os tendões flexores no punho inchar (sinovite) e exercer pressão sobre o nervo mediano. Estes tecidos são chamados de membrana sinovial. A membrana sinovial lubrifica os tendões e torna mais fácil para mover os dedos.
Este inchaço da membrana sinovial estreita o espaço confinado do túnel do carpo, e ao longo do tempo, comprimem o nervo.
A Síndrome do túnel do carpo é causada pela pressão sobre o nervo mediano no túnel do carpo. 

Quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo?
  • A hereditariedade é o fator mais importante - túneis do carpo são menores em algumas pessoas, e essa característica pode ser famíliar.
  • Uso intenso da mão ao longo do tempo pode desempenhar um papel importante em alguns casos.
  • Alterações hormonais relacionadas com a gravidez podem estar presente.
  • Idade - a doença ocorre mais freqüentemente em pessoas idosas.
  • Condições médicas, incluindo diabetes, artrite reumatóide, e desequilíbrio da glândula tiróide pode desempenhar estar relacionadas.
Na maioria dos casos da síndrome do túnel do carpo, não existe uma causa única.

Dor, falta de força, dormência e formigamento na mão e dedos?  Você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo
Clínica de Quiropraxia e Massagem Terapêutica em São José (SC) - Massoterapia Clínica



Quais os Sintomas da Síndrome do Túnel do carpo?
Os sintomas mais comuns da síndrome do túnel carpal incluem:
  • Dormência, formigamento, dor e na mão
  • Um choque elétrico,  principalmente no polegar, indicador e dedos longos ( 3 e 4 dedos)
  • Sensações estranhas e dor subindo o braço em direção ao ombro
Os sintomas geralmente começam gradualmente, sem uma lesão específica. 
Os sintomas podem ocorrer a qualquer momento. Sintomas durante a noite são comuns e podem despertar do sono. Durante o dia, os sintomas ocorrem freqüentemente ao segurar algo, como um telefone, ou ao ler ou dirigir. Movimentar ou agitar as mãos muitas vezes ajudam a diminuir os sintomas.
Inicialmente os sintomas vêm e vão, mas com o tempo eles podem se tornar constantes. , Movimentos simples como abotoar a camisa pode se tornar difícil. Pode haver perda de força. Se a condição for muito grave, os músculos na base do polegar pode tornar-se visivelmente atrofiados.

Qual o Tratamento para Síndrome do Túnel do Carpo?
Para a maioria das pessoas, a síndrome do túnel do carpo vai piorar progressivamente sem alguma forma de tratamento. Pode, no entanto, ser modificada ou parar nas primeiras fases. Por exemplo, se os sintomas estão claramente relacionados a uma atividade ou ocupação, a a dor e a parestesia podem progredir se a ocupação ou atividade não for interrompida ou modificada.

Dor, falta de força, dormência e formigamento na mão e dedos?  Você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo
Clínica de Quiropraxia e Massagem Terapêutica em São José (SC) - Massoterapia Clínica



Tratamento não-cirúrgico
Se diagnosticada e tratada precocemente, a síndrome do túnel do carpo pode ser aliviada sem cirurgia. Nos casos em que o diagnóstico é incerto ou a condição é leve a moderada, o seu médico pode tentar medidas de tratamento mais simples como mudança da atividade.
Órteses ou talas à noite mantém o punho numa posição neutra. Isso evita a irritação do nervo mediano que ocorre quando os punho é hiperfletido durante o sono. Talas também podem ser usadas durante as atividades que agravam os sintomas.
Medicamentos. Medicamentos simples podem ajudar a aliviar a dor. Estes medicamentos incluem anti-inflamatórios não esteróides (AINE), tais como o ibuprofeno, diclofenaco, cetoprofeno, nimesulida, etc.
Mudanças de atividade. Mudanças nos padrões de uso da mão para evitar determinadas posições e atividades que agravam os sintomas podem ser úteis. Se os requisitos de trabalho causam sintomas, alterar ou modificar tarefas pode retardar ou parar a progressão da doença.
Injeções de esteróides. A injeção de corticosteróide, muitas vezes, prestar socorro, mas os sintomas podem voltar.

Lembrando que você deve sempre seguir os conselhos do seu fisioterapeuta, como:  fazer alongamentos durante o dia, fazer o uso do gelo, sendo ideal 3x por dia, o uso corretamente da tala de imobilização e evitar fazer movimentos repetitivos.
Alguns exercícios de alongamentos que você pode realizar em casa:

Dor, falta de força, dormência e formigamento na mão e dedos?  Você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo
Clínica de Quiropraxia e Massagem Terapêutica em São José (SC) - Massoterapia Clínica



Tratamento Cirúrgico
A cirurgia pode ser considerada se você não obter alívio a partir de tratamentos não-cirúrgicos. A decisão de ter a cirurgia é baseada principalmente na gravidade dos sintomas.
Em casos mais graves, a cirurgia é considerada mais cedo porque outras opções de tratamento não cirúrgico são improváveis ​​de ajudar.
Casos grave e longa duração com dormência constante e atrofia dos músculos o polegar, a cirurgia pode ser recomendada para evitar danos irreversíveis.

O que é feito na Cirurgia para Síndrome do túnel do carpo?
O ligamento transverso é liberado durante a cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo mediano . Isso permite mais espaço para o nervo e os tendões.
Técnica cirúrgica. A cirurgia do túnel do carpo pode ser feito em nível Day Clinic sob anestesia local com liberação do paciente no mesmo dia.
Durante a cirurgia, um corte é feito na palma da mão. O telhado do túnel do carpo (ligamento carpal transversal)  é dividido. Isso aumenta o tamanho do túnel e diminui a pressão sobre o nervo.
Uma vez que a pele é fechada, o ligamento começa a curar e crescer através da divisão. O novo crescimento cura do ligamento e permite mais espaço para os nervos e tendões flexores.
Método endoscópico. Alguns cirurgiões fazem uma incisão menor de pele e usam uma pequena câmera, chamado endoscópio, para cortar o ligamento do lado de dentro do túnel do carpo.

Recuperação. Logo após a cirurgia, você será instruído a elevar a mão acima do coração e mover os dedos. Isso reduz o inchaço e evita a rigidez.

Pós Operatório.
Um pouco de dor, inchaço e rigidez podem ser esperados após a cirurgia. Pode ser necessário usar uma tipóia ou órtese por 3 semanas. O uso da mão é orientado pelo cirurgião.
Alguma dor menor na palma da mão é comum por vários meses após a cirurgia. Fraqueza no movimento de pinça e aderência pode persistir por até 6 meses.
O seu ortopedista irá determinar quando retornar ao trabalho e se deveria haver quaisquer restrições nas atividades de trabalho.

Complicações. Os riscos mais comuns de uma cirurgia para a síndrome do túnel do carpo incluem:
  • Hemorragia
  • Infecção
  • Lesão do nervo
Resultados a longo prazo. A maioria dos sintomas dos pacientes melhoram após a cirurgia, mas a recuperação pode ser gradual. O retorno da força pode demorar cerca de 2 meses após a cirurgia. A recuperação completa pode levar até um ano. Se houver dor significativa e fraqueza contínua por mais de dois meses, seu médico pode aconselhá-lo a trabalhar com um terapeuta de mão ( mais frequente em casos que aguardaram muitos meses antes de operar)

Sequelas permanentes Casos de longa duração de síndrome do túnel do carpo, com grave perda de sensibilidade e / ou perda de massa muscular em torno da base do seu polegar, podem evoluir com recuperação incompleta e sintomas de fraqueza e parestesia para o resto da vida.


Dor, falta de força, dormência e formigamento na mão e dedos?  Você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo
Clínica de Quiropraxia e Massagem Terapêutica em São José (SC) - Massoterapia Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário