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terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Alongamento previne lesões, distensões musculares, relaxa o corpo, libera movimentos e ajuda na recuperação apos atividade física




- Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.
- Beneficia a coordenação pois tornam os movimentos mais soltos e fáceis.
- Previne lesões como distensões musculares (um músculo forte e alongado resiste melhor as tensões do que um músculo forte não alongado).
- Facilita atividades de desgaste como caminhada, corrida, ciclismo, natação, tênis, etc.
- Desenvolve a consciência corporal. Conforme alonga as várias partes de seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se.
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de foram espontânea.
- Auxilia na recuperação muscular após uma atividade física.
- Melhora o nível de elasticidade das fibras musculares evitando ou revertendo o encurtamento muscular.
- Ativa a circulação.
Alongamento de glúteosGlúteos e paravertebrais
Piriforme deitado Piriforme sentado
Quadríceps unilateralQuadríceps bilateral
Quadríceps lateralQuadríceps  com extensão de quadril
Alongamento de posteriores deitadoAlongamento de banda iliotibial
Rotação de colunaRotação de coluna com extensão de joelho




Vico Massagista em  São José SC | (48) 3094-5746 | Massagem Massoterapia Quiropraxia Acupuntura

                                                                                                     


O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a coluna e a perna?

Ao fazer os exercícios para alivio da dor no nervo ciático, você percebe que ao se apoiar em uma das  pernas, ali próximo ao joelho, a perna “trava”, não relaxa, fica imóvel assim como o quadril . Percebe esse travamento também ao caminhar e acaba acreditando que é isto sobrecarrega a perna que dói  ainda mais. E vem à mente as perguntas: devo insistir no exercício? Existe alguma outra forma de desbloquear o movimento da perna? Pilates ajuda ou não?

Onde ocorre o travamento

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a perna?
Ciatico, Piriforme, travamento costas e pernas
Esse travamento a que você se refere é exatamente o que você vai ter que tratar e melhorar. Quando o músculo piriforme está tenso e contraído, ele pinça (estrangula)  o nervo ciático logo na saída da coluna, na região do sacro, no final da lombar.  Como esse nervo começa nas ultimas vértebras lombares e inicio do sacro, quando torcemos o pé ou ficamos muito tempo sentado ou de pé, toda a musculatura do glúteo tensiona e o nervo ciático perde mobilidade, ficando preso e dolorido. Dê uma olhada na figura ao lado para localizar o piriforme na região dos glúteos.


Quando você realiza o movimento de cruzar a perna, a sua perna deveria conseguir girar o joelho para fora naturalmente, de forma que, a parte da perna do pé ao joelho (tíbia e fíbula) ficasse paralelo ao corpo formando uma figura “4” com as pernas. Quando existe um encurtamento ou um “nó” no piriforme, ele não deixa a perna girar e passa a pressionar o nervo que passa logo atrás dele.

Destravando as pernas e costas

Para melhorar, você deve descer a perna e esticá-la novamente deixando a sua mão sob o quadril; dessa maneira você vai esquentando e trabalhando o toque sutil exatamente sobre esse ponto que está preso e tenso. Depois, cruze novamente a perna e deixe a sua mão ainda embaixo do quadril para que ela faça uma suave massagem neste mesmo ponto. Transfira o peso da perna sobre o quadril, tombando-a suavemente para direita e esquerda. Faça um movimento curto e vagaroso, em câmera lenta, quase imperceptível. Desça a perna novamente esticando-a para relaxar, e gire os tornozelos sentindo a perna alongar vagarosamente de uma lado e depois do outro. Repita umas 6x. Caso na terceira repetição você sinta que não houve melhora, ou ainda, que ficou mais dolorido, pare imediatamente! Nenhum movimento deve ser forçado!

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a perna?
Ciático, Piriforme, travamento costas e pernas
Outro ponto que você vai trabalhar o toque sutil é embaixo da coxa, no músculo bíceps femoral. Na posição de perna cruzada sobre o joelho, apalpe toda a coxa procurando os pontos mais rígidos e tensos. É nesses pontos que você deve aplicar o calor da sua mão suavemente.



 

Atenção: o piriforme  preso de um lado faz com que você compense e tensione mais ainda o outro. Por isso sempre repita os exercícios dos dois lados.

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a perna?
Ciático, Piriforme, travamento costas e pernas
* Nesta foto a perna esquerda está cruzada sobre a direita, e a perna direita está esticada, os exercícios devem ser feitos com a perna de baixo flexionada e apoiada sobre o solo para dar apoio a perna que cruza.















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