Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

domingo, 20 de dezembro de 2015

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)

                                   HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)

Hérnia de disco lombar

A hérnia de disco lombar é um deslizamento do disco intervertebral no final da coluna, mais frequente no espaço entre L5 e S1.

Sintomas da hérnia de disco lombar

Os sintomas da hérnia disco lombar podem ser:
  • Dor nas costas no final da coluna, que pode irradiar para parte de trás ou da frente de uma das pernas;
  • Pode haver dificuldade para movimentar-se;
  • Pode haver dormência, queimação ou formigueiro nas costas, nádegas ou pernas.
A dor pode ser constante ou piorar ao realizar movimentos. 
O diagnóstico da hérnia de disco lombar pode ser feito com base nos sintomas apresentados e em exames como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, solicitados pelo médico ortopedista ou neurocirurgião especilaista em coluna.

                                HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)                                                                      

Sintomas:parestesias com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local acometido. As parestesias são alterações de sensibilidade e incluem sensações espontâneas de dor, adormecimento, formigamento e queimação podendo ocorrer em uma ou ambas as pernas ou braços também. Além disso, o paciente pode experimentar uma sensação de travamento nos membros inferiores e dificuldade para a movimentação dos mesmos, com perda de força nestes músculos (paresia). Em alguns casos existe a possibilidade da promoção do processo de atrofia na musculatura envolvida.

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)

     Quando a hérnia de disco está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos. Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo.

     Em casos de acometimento do nervo ciático (ciatalgia , dor no ciático) pela hérnia de disco lombar a maiorias das pessoas relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático com uma sensação de queimação



Causas da hérnia de disco lombar

As causas da hérnia de disco lombar podem estar relacionadas com alterações estruturais da coluna ou devido a acidentes, má postura ou levantamento de peso, por exemplo.
Classificação conforme alterações encontradas no disco intervertebral e que difere de hérnia discal.

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
Abaulamento discal: Etapa inicial da patologia. O disco intervertebral começa a apresentar sintomas de envelhecimento e suas fibras (anel fibroso) apresentam fissuras que levam a uma forma de arco o disco intervertebral. Podemos utilizar uma câmara de pneu velha como exemplo, que perde a capacidade de manter sua forma natural e formam-se bolhas.
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)Protrusão discal: Nessa etapa, o abaulamento do disco encontra-se mais proeminente, podendo atingir nervos, medula e saco dural. A doença está em uma fase mais avançada, normalmente acompanhada de inicio de degeneração discal.

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)Hérnia de Disco: A hérnia de disco consiste em uma extrusão do disco vertebral, normalmente contendo o núcleo pulposo do disco intervertebral envolvido pelo anel fibroso já em estágio avançado de degeneração. As estruturas nervosas estão comprometidas pelo estreitamento dos canais por onde passam os nervos (forames de conjugação), medula ou saco dural (canal medular), situação dependente da direção tomada pela extrusão do disco.
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)Seqüestro ou Fragmento: Essa é a etapa mais rara da patologia, e consiste na ruptura da parte herniada com o disco intervertebral. Parte do disco que se encontrava extruso se separa do disco e acaba comprometendo as estruturas nervosas, dependendo da posição do fragmento.

Tratamento para hérnia de disco lombar

O tratamento para hérnia de disco lombar pode ser feito com o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia, e nos casos mais graves, uma cirurgia. 
O tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com os sintomas que ela apresenta e da sua rotina diária.
Tratamento Quiroprático: ótimos resultados

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
     Por mais de um século, a Quiropraxia trata com sucesso os sintomas associados à hérnia de disco e desgaste da coluna vertebral. As pesquisas mostram que o tratamento quiroprático é a maneira mais eficaz para auxiliar no tratamento clínico da hérnia de disco. Mas mesmo aqueles que se submeteram a uma cirurgia no passado podem se beneficiar do tratamento quiroprático. Isto significa que nunca é tarde para impedir a necessidade de futuras cirurgias. 

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)      Como anteriormente citado a hérnia de disco resulta de disfunção entre a vértebra, o disco e a vértebra adjacente. Por devolver a função normal à articulação, o quiropraxista consegue tirar a compressão sobre o nervo, causada pela hérnia. Os resultados com a quiropraxia são rápidos, pois atuam diretamente nas unidades causadoras da queixa. Algumas vezes a utilização de antiinflamatórios receitados pelo médico pode ser necessário e otimizar a recuperação do paciente.

     Degeneração óssea ou hérnia de disco são problemas geralmente permanentes, sendo que a estrutura da articulação ou disco mudou e não vai voltar ao estado original. Por isso está recomendado, depois de diminuir a dor e sintomas associados com a hérnia, a continuar a manutenção de Quiropraxia para sempre manter a função o melhor possível e evitar o disco seja sobrecarregado de novo, possivelmente provocando a saída da hérnia ainda mais.

Fisioterapia para hérnia de disco lombar

A fisioterapia para hérnia de disco lombar ajuda a aliviar os sintomas causados pela doença e a recuperar os movimentos. Ela pode ser realizada diariamente, ou no mínimo 3 vezes por semana.
Podem ser utilizados aparelhos para controlar a dor e a inflamação e exercícios para fortalecer os músculos das costas e da região abdominal, indicados pelo fisioterapeuta. Além disso, pode-se recorrer à osteopatia, 1 vez por semana, com um fisioterapeuta especializado ou osteopata. 
Dependendo do estado de saúde do paciente pode-se realizar alguns exercícios de Pilates e de reeducação postural global - RPG, sob supervisão, mas os exercícios de musculação são contraindicados, na maior parte dos casos. Os exercícios de musculação geralmente só podem ser realizados quando não há nenhum sintoma, mas sob orientação médica e supervisão do educador físico.

​Cirurgia para hérnia de disco lombar

A cirurgia para hérnia de disco lombar pode ser feita com laser ou através da abertura da coluna. A cirurgia é delicada e é indicada quando as outras formas de tratamento não foram o suficiente para curar a hérnia de disco.
Os riscos da cirurgia incluem a piora dos sintomas devido as cicatrizes que se formam comprimindo o nervo ciático, e por isso esta não é a primeira opção de tratamento. A recuperação, durante o pós-operatório, da cirurgia é demorada e o indivíduo deverá permanecer de repouso nos primeiros dias, evitando fazer esforços. 
A fisioterapia para hérnia de disco lombar geralmente começa após 15 a 20 dias da cirurgia.

Hérnia de disco lombar tem cura?

A hérnia de disco lombar nem sempre tem cura porque depende de fatores como grau da lesão, idade e tratamento que o indivíduo pode fazer. Muitas vezes a hérnia de disco não é curada mas os sintomas desaparecem e o indivíduo consegue ter uma vida normal.
Dependendo da gravidade da hérnia de disco e da profissão do paciente, em alguns casos ele poderá se aposentar por invalidez.

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO 
CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
                                    

Sintomas de Hérnia de Disco

Os sintomas de hérnia de disco se resumem a dor localizada nas costas que, normalmente, piora com os movimentos, podendo intensificar quando o indivíduo tosse, ri ou mesmo quando se esforça para evacuar.
Os sintomas da hérnia de disco cervical podem ser:
  • Dor no pescoço;
  • Dificuldade em realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência ou formigamento no ombro, no braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Pode haver fraqueza num dos braços.
Os sintomas da hérnia de disco lombar podem ser:
  • Dor na região lombar (fundo das costas);
  • Dor ao longo do trajeto do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar (dor ciática);
  • Pode haver fraqueza nas pernas;
  • Dificuldade em elevar a parte anterior do pé;
  • Pode afetar os nervos que controlam a função intestinal e a bexiga, comprometendo a defecação ou a micção.
Os sintomas da hérnia de disco podem ser diferentes de um indivíduo para o outro, pois depende da sua localização e intensidade de compressão. Esses sintomas podem surgir subitamente, desaparecer espontaneamente e retornar em intervalos imprevisíveis. Mas podem também ser constantes e de longa duração.
Se o indivíduo tiver algum destes sintomas, deve procurar um ortopedista, para que ele faça uma avaliação e peça exames de imagem como raio-X, ressonância magnética ou tomografia da coluna, e determine se o indivíduo deve ou não fazer fisioterapia ou se deve ser submetido a uma cirurgia, devido à gravidade da lesão.

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO 
CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)

                           

Tratamento para hérnia de disco

O tratamento para hérnia de disco pode ser feito com:
  • Sessões de fisioterapia;
  • Toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos;
  • Natação orientada pelo fisioterapeuta especialista em terapias aquáticas;
  • Pilates orientado pelo fisioterapeuta especialista em técnicas de Pilates Clínico;
  • Uso de cintas para apoiar a coluna vertebral ou uso de colar cervical, por um curto período de tempo;
  • Sessões de osteopatia que deve ser realizada pelo osteopata ou fisioterapeuta especialista em osteopatia.
Se estes tratamentos forem devidamente realizados mas não forem o suficiente para travar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente, há indicação para realizar uma cirurgia na coluna. No entanto, esta também poderá não alcançar o benefício pretendido.
Para o sucesso do tratamento é importante que todas as causas sejam eliminadas.


HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO 
CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO - CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR - SINTOMAS, CURA E TRATAMENTO
CLÍNICA DE MASSOTERAPIA EM SÃO JOSÉ (SC)

Vico Massagista em São José SC  -  (48) 3094-5746  -  Massagem Massoterapia Quiropraxia Acupuntura

                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário