Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a coluna e a perna?

Ao fazer os exercícios para alivio da dor no nervo ciático, você percebe que ao se apoiar em uma das  pernas, ali próximo ao joelho, a perna “trava”, não relaxa, fica imóvel assim como o quadril . Percebe esse travamento também ao caminhar e acaba acreditando que é isto sobrecarrega a perna que dói  ainda mais. E vem à mente as perguntas: devo insistir no exercício? Existe alguma outra forma de desbloquear o movimento da perna? Pilates ajuda ou não?

Onde ocorre o travamento

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a perna?
Ciatico, Piriforme, travamento costas e pernas
Esse travamento a que você se refere é exatamente o que você vai ter que tratar e melhorar. Quando o músculo piriforme está tenso e contraído, ele pinça (estrangula)  o nervo ciático logo na saída da coluna, na região do sacro, no final da lombar.  Como esse nervo começa nas ultimas vértebras lombares e inicio do sacro, quando torcemos o pé ou ficamos muito tempo sentado ou de pé, toda a musculatura do glúteo tensiona e o nervo ciático perde mobilidade, ficando preso e dolorido. Dê uma olhada na figura ao lado para localizar o piriforme na região dos glúteos.


Quando você realiza o movimento de cruzar a perna, a sua perna deveria conseguir girar o joelho para fora naturalmente, de forma que, a parte da perna do pé ao joelho (tíbia e fíbula) ficasse paralelo ao corpo formando uma figura “4” com as pernas. Quando existe um encurtamento ou um “nó” no piriforme, ele não deixa a perna girar e passa a pressionar o nervo que passa logo atrás dele.

Destravando as pernas e costas

Para melhorar, você deve descer a perna e esticá-la novamente deixando a sua mão sob o quadril; dessa maneira você vai esquentando e trabalhando o toque sutil exatamente sobre esse ponto que está preso e tenso. Depois, cruze novamente a perna e deixe a sua mão ainda embaixo do quadril para que ela faça uma suave massagem neste mesmo ponto. Transfira o peso da perna sobre o quadril, tombando-a suavemente para direita e esquerda. Faça um movimento curto e vagaroso, em câmera lenta, quase imperceptível. Desça a perna novamente esticando-a para relaxar, e gire os tornozelos sentindo a perna alongar vagarosamente de uma lado e depois do outro. Repita umas 6x. Caso na terceira repetição você sinta que não houve melhora, ou ainda, que ficou mais dolorido, pare imediatamente! Nenhum movimento deve ser forçado!

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a perna?
Ciático, Piriforme, travamento costas e pernas
Outro ponto que você vai trabalhar o toque sutil é embaixo da coxa, no músculo bíceps femoral. Na posição de perna cruzada sobre o joelho, apalpe toda a coxa procurando os pontos mais rígidos e tensos. É nesses pontos que você deve aplicar o calor da sua mão suavemente.



 

Atenção: o piriforme  preso de um lado faz com que você compense e tensione mais ainda o outro. Por isso sempre repita os exercícios dos dois lados.

O que fazer quando o nervo Ciático inflama e ataca a perna?
Ciático, Piriforme, travamento costas e pernas
* Nesta foto a perna esquerda está cruzada sobre a direita, e a perna direita está esticada, os exercícios devem ser feitos com a perna de baixo flexionada e apoiada sobre o solo para dar apoio a perna que cruza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário