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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A importância da recuperação muscular para a saúde - Clínica de Massagem Terapêutica e Quiropraxia em São Jose SC (48) 3094-5746

A importância da recuperação muscular para a saúde - Clínica de Massagem Terapêutica e Quiropraxia em São Jose SC (48) 3094-5746

A importância da recuperação muscular para a saúde




Especialistas indicam ações que auxiliam  o processo





Fazer atividades físicas regularmente é muito importante para a saúde, assim como descansar o corpo para a recuperação muscular. Pegar pesado demais nos exercícios e na malhação ou não respeitar o tempo de reabilitação do organismo pode causar danos aos músculos, como rigidez, contratura e perda de força.

A recuperação consiste na reposição das reservas energéticas que foram esgotadas durante a atividade física. “Esta recuperação vem como uma estratégia de minimizar a fadiga muscular decorrente da redução de glicogênio”, completa.



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Clínica de Massagem Terapêutica e Quiropraxia
em São José SC (48) 3094-5746




Cada corpo se recupera de uma forma



Cada pessoa possui um tempo diferente para se recuperar. Por exemplo, um atleta e um não atleta têm treinos de frequência e intensidade diferenciadas. A recuperação ativa, com exercícios de volume e intensidade menores, tem demonstrado mais eficiência que o repouso absoluto ou a imersão no gelo, 




+ Um sono de qualidade;

+ Nutrição adequada;

+ E boa respiração para oxigenar o corpo.

Em geral, ouve-se dizer que os músculos fazem o processo para se recuperar em 24 horas, mas o cálculo varia para cada organismo e deve ser feito por um especialista. Dependendo do tipo e intensidade dos treinamentos podem durar de 1 a 10 dias. 


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Alimentos que auxiliam na recuperação



O corpo precisa de energia e nutrientes para realizar seu processos. Por isso, alimentação balanceada é essencial. Durante o treino, aumenta-se o consumo de oxigênio e a produção de radicais livres – que em altas concentrações aumentam a incidência de lesões. O consumo adequado de alimentos antioxidantes permite um equilíbrio oxidativo, revertendo esse quadro.

Vitaminas como A, C e E, e minerais como zinco e selênio contribuem para a recuperação. Patrícia indica alguns alimentos que favorecem esse processo muscular:

+ Sementes oleaginosas, linhaça e cúrcuma;

+ Vegetais e frutas de cor vermelha ou roxa;

+ Cebola e alho;

+ Brócolis;

+ Alimentos com ômega 3.

Os suplementos alimentares, como o whey, auxiliam a recuperação exatamente dessa forma: fornecendo aceleradores do processo ao corpo. Eles contêm uma substância que inibe as reações oxidativas e fornece cisteína para a síntese de glutationa, um potente antioxidante.


Prejuízos de não dar o tempo de descanso



Sabotar essa importante etapa para os músculos pode refletir de maneira extremamente negativa. 

Os principais reflexos da falta de recuperação:


+ Alto risco de lesões por excesso de desgaste articular e músculo-tendíneo;

+ Déficit na reposição energética do músculo;

+ Dor intensa;

+ Rigidez muscular;

+ Perda de força;

+ Retardamento dos processos regenerativos;

Com o descanso adequado, conseguiremos resultados no desenvolvimento muscular, na recuperação fisiológica e no sistema músculo-tendíneo, prevenindo lesões e melhorando a qualidade dos próximos treinos.

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