Seja bem-vindo! PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES. CONHEÇA OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

UNHA-DE-GATO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS

UNHA-DE-GATO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS

A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal também conhecida como garra-de-gato, cat’s caw (inglês), uña de gato, paraguayo, garabato, garbato casha, samento e toroñ(espanhol). A unha-de-gato de nome popular inclui a espécie Uncaria guianensis.

 O uso da erva é frequentemente por via oral em forma de cápsulas, comprimidos, tinturas, elixires e pelo chá de unha-de-gato. Pertence a família Rubiaceae.


Benefícios do uso da erva Unha de Gato


A unha-de-gato é utilizada há séculos na medicina popular sul-americana para o tratamento de:

- distúrbios intestinais, 
- úlcera gástrica, 
- artrite, reumatismo e doenças inflamatórias
- para promover a cicatrização de feridas
- estimulante imunológico e antioxidante
- antiviral

UNHA-DE-GATO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS
UNHA-DE-GATO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


A unha-de-gato ajuda a ativar macrofagócitos, linfócitos e leucócitos. Também inibe a agregação de plaqueta sanguínea. Além disso, a planta é um imunoestimulante e antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres, tendo sido usada para dar energia ao corpo durante tratamentos de quimioterapia e radioterapia, ajudando a remover metabólitos tóxicos.

Acredita-se que a unha-de-gato possua propriedades antivirais e antibacterianas, tendo sido demonstrado que a planta ajuda a combater o vírus do resfriado e da mononucleose, e cujo os seus efeitos estimulantes imunes lhe permitem lutar contra a invasão da doença de Lyme, sinusite e combater doenças de pele, além de agir contra a Helicobacter pylori, bactéria associada à gastrite e úlceras pépticas¹. Usada ainda na medicina alternativa em forma de pomada, compressa ou cataplasma para fístulas, infecções fungosas, hemorroidas, herpes e feridas e em forma de colírio para conjuntivites. Na culinária, o talo da unha-de-gato produz um líquido claro e fresco refrescante quando consumido.

Contraindicações e efeitos colaterais da unha-de-gato


A planta não deve ser utilizada durante a gravidez e lactância. Algumas pessoas poderão não se sentir bem ao iniciar o uso da planta, condição que cessará com a aclimatação do organismo. Um possível efeito colateral do uso da unha-de-gato pode ser diarreia.

UNHA-DE-GATO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS
UNHA-DE-GATO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS

História e curiosidades


A unha-de-gato é nativa da América do Sul, mais especificamente da Amazônia peruana. A unha-de-gato tem espinhos em forma de garra de felinos em seus talos, origem do nome popular da planta. A árvore é uma videira lenhosa gigantesca que pode atingir cerca de 30 metros de altura. O uso da planta é associado com a tribo Ashaninka, nativa da floresta tropical peruana. A espécie Uncaria tomentosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.


Receita de seu chá


Ingredientes do chá:


– 2 punhados de unha de gato triturado

– 1,2 litro de água

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio


Como fazer o chá:

Coloque para ferver numa vasilha a água. Assim que levantar fervura, baixe o fogo e coloque os 2 punhados de unha de gato e a colher de chá de bicarbonato.  Deixe ferver em fogo brando por 30 minutos, apague o fogo e deixe esfriar.  Coe o líquido e guarde em uma garrafa e tampe bem. Guarde em geladeira. 

Como usar o chá

Tome 2 copos por dia. Só não se esqueça de esquentar antes de beber.


Contraindicações para o uso da unha de gato

Não é recomendado a utilização desta planta durante a gravidez ou período de lactação. Pacientes transplantados, portadores de doenças autoimunes, esclerose multiplica ou tuberculose também devem evitar a ingestão da unha de gato. Aqueles que tem histórico de úlcera péptica ou cálculos biliares devem ter extremo cuidado com esta planta, devido a mesma estimular secreções ácidas do estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário